POLÍTICA

Programa de políticas sobre drogas foi apresentado ao prefeito

O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, se reuniu na manhã desta quinta-feira (2) com os servidores da Superintendência de Políticas sobre Drogas (Supod), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), representante do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas, e secretários municipais de Educação, Saúde e Promoção e Assistência Social. No encontro foi debatido o programa que norteia as políticas sobre drogas e também sobre o respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais que são a sua base.

Foram apresentadas ao prefeito ações desenvolvidas pela Sejudh no Estado sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas, e metodologias que serão implantadas em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Nesse modelo de prevenção é primordial o fortalecimento de proteção social às crianças e adolescentes para que eles possam se desenvolver num ambiente seguro, realizando suas habilidades de forma adequada.

O prefeito destacou que Rondonópolis já está com ações voltadas a esse novo paradigma de combate às drogas, focado principalmente nas crianças e jovens. “Está na hora de mudar as políticas públicas no combate às drogas e refletir o que já foi feito até hoje. Nossas secretarias já estão trabalhando em função disso, na educação por exemplo, implantamos mais bibliotecas, cinemateca, parques, salas com condicionadores de ar, investimentos na área das artes, tudo isso para que as crianças possam ter um ambiente agradável, atrativo e acolhedor. Na saúde temos um atendimento especial, com o terceiro turno, que tem beneficiado diversas pessoas”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Ana Carla Muniz, lembrou que a cidade conta com 15 projetos voltados as crianças e adolescentes, que trabalham todas facetas da sociedade. E que o município tem buscado ações e mecanismos de combate às drogas, nas escolas, mas que todos os planos que reforcem ainda mais essa política e ações que visam o combate são bem vindas.

Outro ponto discutido na reunião foi o fortalecimento do conselho municipal de Políticas Públicas de Drogas através do suporte estrutural e técnico. A Supod propôs a realização de um processo formativo para os conselheiros Municipais de Políticas sobre Drogas de Rondonópolis, ensinando a eles o conceito e a teoria para o efetivo exercício de suas atribuições no município.

Segundo o superintendente, Paulo Roberto Santana Junior, apenas sete municípios possuem conselhos sobre drogas e fundos e existe uma proposta de estender os conselhos para todos os municípios, embora o plano estadual foque inicialmente em 17 deles.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo