POLÍTICA

Projeto do Vereador Beto Do Amendoim autoriza distribuição

O projeto do Vereador Beto do Amendoim,  busca garantir dignidade para as mulheres, pois, o direito da mulher sobre a higiene menstrual é uma questão de saúde pública. Os médicos ginecologistas recomendam a troca desses produtos a cada seis horas, mas mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica não possuem condições financeiras de comprar os absorventes. Nesse sentido, muitas das vezes, passam até por situações de perigo à saúde quando fazem uso de produtos não indicados para substituir a ausência dos absorventes.

 Isso inclui também alunas de instituições públicas, que cursam anos finais de ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Isso porque, muitas vezes, sofrem com dificuldades financeiras para a compra do produto; e com isso, as alunas passam situações de constrangimento. Nesse contexto, algumas perdem mais de 40 dias letivos por ano pela falta de tal produto. Dessa forma, os imprevistos da falta de dinheiro para comprar os absorventes no decorrer do período menstrual aumenta a evasão escolar e os estudos ficam comprometidos por constrangimentos vividos – é um problema real para as adolescentes, configurando a chamada precariedade menstrual.

 Pensando no bem-estar e saúde das mulheres, a distribuição gratuita, que é fundamental tanto para a saúde da mulher como para seu desenvolvimento diário.  Todavia, nem sempre ela dispõe do produto no momento de necessidade, tendo que recorrer na grande maioria a subterfúgios nada saudáveis e anti-higiênicos, que acarretam grandes constrangimentos e possíveis complicações na saúde.

Fonte: Da Assessoria com Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo