28.7 C
Rondonópolis
sábado, maio 4, 2024

Projeto “O Mundo Encantado da Leitura” já é realidade na biblioteca da Vila Operária

A Biblioteca Pública Municipal – Severino da Silva -, localizada na Vila Operária, realizou na tarde dessa segunda-feira, o projeto “O Mundo Encantado da Leitura”, que contemplou 40 crianças da Escola Municipal Princesa Isabel, do bairro Jardim das Flores. O projeto foi desenvolvido para divulgar as novas aquisições do acervo infantil da biblioteca e integrar as crianças no universo literário através da “hora do conto”.

A Gerente de núcleo de bibliotecas, Marcela Tavares de Freitas, com a colaboração das bibliotecárias e estagiárias Renilda Souza, Valdeíra Cardoso e Bethânia Rezende, desenvolveram várias atividades com os alunos, divididas em três momentos: Visita orientada; A hora do conto e Roda literária.

No primeiro momento as orientadoras explicaram para os alunos o significado de biblioteca, a diferença entre biblioteca escolar e biblioteca pública e a função do bibliotecário. No segundo momento, contaram as histórias do Patinho feio, O pescador teimoso e João bobo, de duas formas, com e sem livro, sendo a segunda com direito a encenação. Em seguida, um desafio foi lançado e as crianças também viraram contadoras de histórias.

A pequena Ana Júlia, de 8 anos de idade disse que gostou da experiência porque, além de aprender como é bom ler, aprende também como ler as histórias. Segundo ela, “a gente viaja no mundo da leitura”. A estudante da 3ª Fase do 1º Ciclo comenta que prefere os livros de aventura e confessa que atualmente está lendo O monstro monstruoso da caverna cavernosa.

A professora Vânia Alves Rodrigues acompanhou os pequenos estudantes e considera extremamente importante haver esse intercâmbio, essa troca de cultura na busca pelo conhecimento. “É admirável essa interação, a busca pelo ler, para mais tarde se tornar um bom leitor”, afirma.

Sobre o projeto de leitura, Marcela explica: “Ao ler a criança ingressa em um mundo cheio de novas descobertas, que estimula sua curiosidade e contribui para o desenvolvimento das suas potencialidades, ampliando assim, a compreensão da realidade e o seu papel como pessoa participante desse contexto”.

A biblioteca Severino da Silva faz parte das duas bibliotecas públicas municipais que compõem o núcleo de bibliotecas vinculadas à Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO