24.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 17, 2024

Promoção Social qualifica quase 100 pessoas nessa semana

A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, encerra nesta semana quatro cursos de qualificação profissional realizados pelo Programa de Capacitação e Geração de Renda Alternativa. No total foram quase 100 pessoas que freqüentaram as aulas e receberam o certificado de conclusão de curso, uma ferramenta para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os alunos que terminaram os cursos são moradores das regiões do Jardim Iguaçu, Vila Olinda, Parque Universitário, Santa Cruz e da região central da cidade. O público alvo dos cursos são as mães cadastradas no programa Bolsa Família e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras/Paif) que participaram das aulas de auxiliar de cabeleireiros, manicure, pintura em tecidos e artesanato com jornal.

Cícera Maria de Menezes mora na região da Vila Olinda e fez o curso de auxiliar de cabeleireiro. Ela conta que aprendeu desde fazer escova, cortes até técnicas de alisamento e penteados que antes só via fazer isso nos salões profissionais. “Isso que aprendemos aqui vai ficar para vida toda, vai servir para melhor nossa vida no presente, e no futuro ajudar nossos filhos”, comenta a aluna depois de receber o diploma.

Além do documento que comprova a participação nas aulas, a parceria com o Bolsa Família garantiu que cada pessoa recebesse um kit para começar a atender cliente por conta própria. O kit é composto de pente, escova, presilhas, capa, borrifador e até um secador, item indispensável para deixar as cabeças femininas mais charmosas e bonitas.

Para a gerente do Departamento de Políticas do Trabalho, Ilka Mezomo, o curso vai muito além de ensinar às pessoas uma profissão, ele eleva a auto-estima daquelas que estão ociosas em casa. No caso das auxiliares de cabeleireiros as alunas podem se arrumar mais, ter uma aparência melhor o que conta pontos a favor até na hora de fazer uma entrevista para emprego.

A comprovação da aprendizagem das técnicas fez a cabeça de 715 pessoas da comunidade que foram atendidas gratuitamente pelas alunas que fizeram corte, escova, pranchamento e alisamento. Desde 2005 a prefeitura já contabilizou mais de sete mil pessoas capacitadas e qualificadas para entrar no mercado de trabalho.

Da assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO