POLÍTICA

Câmara e ACIR vão montar agenda para Rondonópolis

Atingir os princípios da gestão pública para gerar crescimento e bem-estar à população por meio de uma agenda que irá planejar o futuro de Rondonópolis é o que a Câmara Municipal e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis querem realizar. Em reunião ordinária com a diretoria da ACIR, realizada na noite de terça-feira (28/06), os vereadores Ananias Filho (PR), Adonias Fernandes (PMDB), Helio Pichioni (PR), Manoel da Silva Neto (PMDB), Milton Mutum (PR) e Mohamad Zaher (PR) juntamente com empresários debateram temas variados que atingem de forma direta a vida de toda a população e como conclusão colocaram a necessidade da abertura de um Fórum Permanente de Discussão para trabalhar e planejar ações em todos os setores. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ananias Filho (PR), ressaltou a importância da formulação da agenda para dar segmento ao crescimento da cidade com a participação de entidades de classes, movimento comunitário e da classe política.
“Esse é um momento muito pertinente para abrirmos essa discussão. A Câmara, no cumprimento de suas funções, tem auxiliado de forma direta na gestão do município, mas como temos função limitada não podemos fazer tudo que queremos, e com o apoio da sociedade organizada poderemos fazer muito mais e levar nosso município, com total segurança, a um lugar de destaque, onde a população tenha qualificação e perspectivas de crescimento”.
O empresário e diretor da ACIR, João Antônio Fagundes propôs a realização do Fórum para planejar o município para os próximos dez anos. A intenção é de que o estudo ajude a prevenir problemas como os enfrentados hoje em questões como a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis, saúde e violência no trânsito e a cidade para o salto em crescimento que haverá com a chegada da Ferrovia, com a instalação de projetos empresariais já previstos. “Tem muitas discussões que levamos na base do 'achismo'. De uma forma geral, não tratamos os temas de forma ordeira e sistemática e agindo de forma pontual não vamos conseguir edificar essa cidade. Montar uma agenda de ações e planejar os próximos 10 anos é algo que precisa ser realizado. Porém, como cidade pólo, Rondonópolis não pode agir sozinha, precisamos estender todas essas ações à Região”.
O presidente da ACIR, Edson Robson Ferreira, que mediou a discussão, ficou responsável por convocar os associados da entidade e marcar, o mais breve possível, uma nova reunião para dar corpo a proposta. “Não vamos perder tempo. Muito em breve estaremos reunidos para dar segmento a discussão. Essa primeira reunião com a Câmara foi o que esperávamos, já que o convite foi realizado com o intuito de dar as mãos e abrir convivência para resolver demandas de ordem estrutural e ações que possam melhorar a cidade com a nossa ajuda”.
Em pauta
Com base em sugestões e reivindicações dos associados, a ACIR formulou um documento com 25 indagações a respeito de obras, campanhas educativas e de prestação de contas. Os itens foram debatidos durante a reunião com o posicionamento dos vereadores presentes.
A Câmara ficou responsável por apresentar em 30 dias uma resposta oficial a cada um dos itens, colocando de forma didática os encaminhamentos e a possibilidade ou não de solução. Dentre os itens apresentados está a duplicação da BR 364 e a destinação do terreno que abrigava a antiga rodoviária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo