Quase 5 mil pessoas passam por treinamentos e capacitações em Rondonópolis

A capacitação contínua dos servidores que atuam na Saúde Municipal tem se consolidado como uma das principais estratégias da gestão para garantir atendimento de qualidade à população. Somente até o início de dezembro de 2025, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Educação Permanente, ofereceu treinamento para 4.897 pessoas.
A maioria delas, 2.418 pessoas, foram profissionais que atuam na Atenção Básica, ou seja, os responsáveis pelos atendimentos nas 64 unidades básicas de saúde do Município, que são o primeiro contato dos moradores de Rondonópolis com o serviço de saúde municipal.
Entre as ações oferecidas para o atendimento básico durante o ano estão o aprimoramento no tratamento de sífilis, de tuberculose, de hanseníase, teste do pezinho, obstrução da via aérea por corpo estranho (Ovace), assistência em pré-natal, assistência em saúde mental, entre outros.
“Acreditamos que profissionais mais preparados e atualizados refletem diretamente em serviços mais humanizados, eficientes e seguros”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
Trabalhadores que atuam na rede hospitalar do Município também passaram pelas capacitações do Departamento de Educação Permanente. Temas como cuidados paliativos, primeiros socorros, emergência pediátrica, protocolos para emergências ginecológicas e psiquiátricas, atendimento a paciente com AVC e imersão em urgência e emergência foram repassados aos profissionais.
Além das capacitações ofertadas aos trabalhadores da Atenção Primária e da Rede Hospitalar, a população em geral também foi beneficiada com as ações, como, por exemplo, o treinamento referente à obstrução da via aérea por corpo estranho (Ovace), em que as gestantes acompanhadas pelas unidades básicas de saúde aprendem a agir em caso do bebê se engasgar.
Fonte: Da Assessoria



