POLÍTICA

Prefeito oficializa Gabinete de Desenvolvimento Econômico e empossa Edson como secretário

“Com a posse do Edson como secretário de Desenvolvimento Econômico, nós estamos hoje não só dando posse para a um novo secretário, mas, também, inaugurando uma inovação na administração pública no nosso município, que é a criação de gabinetes para coordenar agilizar as ações das secretarias e autarquias, tornando a máquina pública mais enxuta e eficiente”. A declaração foi feita pelo prefeito Percival Muniz, na manhã desta segunda-feira (22), durante solenidade de posse do empresário Edson Ferreira como responsável pelo recém-criado Gabinete de Desenvolvimento Econômico.

A posse, que foi bastante concorrida, ocorreu na sala de reuniões, que fica anexa ao gabinete do prefeito. Estiveram presentes: empresários, presidentes de associações; sindicato rural; secretários municipais; vereadores; o procurador do Estado, Francisco Lima, que representou o secretário estadual da Casa Civil, Pedro Nadaf; o secretário estadual de Indústria, Comércio e Minas Energia, Alan Zanatta; os deputados estaduais J. Barreto, Nininho e Sebastião Rezende; e o deputado federal Wellington Fagundes.

O gabinete de Desenvolvimento Econômico, que faz parte da nova estrutura organizacional proposta pela atual administração, terá como função atrair investimentos para a cidade será composto por três Promotorias: Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Agronegócio e Novos Investimentos.

“A estrutura do gabinete será bastante enxuta e o seu objetivo será desburocratizar os serviços realizados pelo Executivo, deixando os processos menos burocráticos, especialmente para quem vem investir na cidade ou para quem já investe. Além disso, terá, também, como tarefa fomentar a agricultura familiar, o agronegócio e o crédito para pequenos e microempresários”, explicou Percival. Além dos promotores da Agricultura Familiar, Renato Mendes; do Agronegócio, José Orsi Neto; e de Novos Investimentos, Elio Rasia.

“O Edson, que tem uma grande liderança no meio empresarial e bom trânsito entre as lideranças políticas de diversas siglas e no governo do Estado, tem autonomia total para coordenar e oferecer a retaguarda necessária para que as promotorias possam trabalhar para otimizar o crescimento e impulsionar o desenvolvimento econômico do município”, disse Muniz, enaltecendo o perfil técnico de Edson.

O gabinete contará, ainda, com quatro departamentos e, ainda, vai ter em seu organograma, o Banco da Gente, que deixou de estar vinculado à secretaria municipal de Promoção e Assistência Social. O Banco da Gente comandado pelo empresário Hamilton Scheffer.

Percival disse, ainda, que o Gabinete de Desenvolvimento Econômico servirá de experiência para outros três gabinetes que já estão em funcionamento na administração, mas informalmente. Os outros três gabinetes são: Serviços Públicos, formado pelas secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação, Trânsito, Coder, Sanear; Gabinete de Gestão, que é composto pela Receita, Finanças, Planejamento, Administração e Governo; e o Gabinete de Promoção Social, que reúne as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social, Esporte e Cultura.

“Os demais gabinetes, que estão funcionando de maneira informal e utilizando-se da estrutura antiga, serão criados aos poucos, valendo-se da experiência do gabinete do Desenvolvimento Econômico”, revelou Percival, acrescentando que a atual administração tem trabalhado desde o primeiro dia do mandato para desburocratizar a máquina e organizar os serviços públicos do município.

“Eu e o Rogério estamos trabalhando duro desde o primeiro dia para reorganizar os serviços públicos, desburocratizar a gestão e facilitar a vida das pessoas. Isso demanda tempo, mas tenho certeza que vamos conseguir, pois estamos fazendo os enfrentamentos necessários para organizar a cidade e destravar a máquina pública, para torná-la mais eficiente para atender o cidadão, que paga, com dinheiro dos impostos, para ter serviços públicos dignos e de qualidade”, salientou Muniz.

Apoio de todos

Ciente do desafio de coordenar o setor de Desenvolvimento Econômico, Edson agradeceu a confiança do Prefeito e destacou que irá trabalhar em conjunto com todos os segmentos e setores da administração pública. “É uma grande responsabilidade coordenar todo o desenvolvimento econômico de uma cidade como Rondonópolis. Por isso, para atender as necessidades do município, darei o máximo de mim e buscarei parcerias com entidades, fundações, empresas, governo do Estado e o apoio de todos da administração, pois o desenvolvimento passa por todos os setores”, disse.

Ele adiantou que entre as ações que pretende impulsionar como responsável pelo Gabinete de Desenvolvimento Econômico está: planejar, ouvindo os segmentos organizados, o crescimento do município de longo prazo; buscar parcerias com Estado, empresários para organizar e melhorar as condições dos Distritos Industriais; estimular e promover a integração entre a agricultura familiar e o agronegócio; atrair novos investimentos e consolidar como pólo agroindustrial, bem como um centro fornecedor de mão de obra qualificada e prestador de serviços.

“Queremos, também, estimular alternativas de geração de renda e empregos, como, por exemplo, fomentar turismo em Rondonópolis, em parceria com os municípios adjacentes, que tem grandes atrativos, bem como em suas outras formas, como turismo rural e o turismo de negócios”.

Histórico

Edson é natural de Patos de Minas (MG) e tem 46 anos. Reside em Rondonópolis há 25 anos, onde se tornou empresário no segmento de papelaria. É formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. O empresário presidiu a ACIR no período de 2010 a 2012.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo