GERAL

Recorde de Calor: Mato Grosso aquece mais rápido 2° maior aumento

Mato Grosso (MT) se destaca em um preocupante cenário nacional, registrando o segundo maior aumento de temperatura por década no Brasil, com uma variação de aproximadamente 0,35∘C. Esse ritmo de aquecimento está significativamente acima da média nacional, que é de 0,29∘C por década.

Se considerarmos o período de estudo de quatro décadas (1985-2024), Mato Grosso já acumula um aumento de quase 1,5∘C em sua temperatura média.

“A temperatura do ar está aumentando em todo o Brasil, mas com variações de estado a estado. Nas unidades federativas mais continentais, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piauí, a temperatura está subindo mais rapidamente, com taxas entre 0,34∘C e 0,40∘C por década, muito mais rápido que estados do Nordeste, por exemplo, que são litorâneos”, explicou Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas.

Os dados do MapBiomas Atmosfera, lançada nesta quarta-feira (05), têm o objetivo de compreender os efeitos das mudanças climáticas, subsidiar políticas públicas baseadas em evidências e apoiar estratégias de adaptação e mitigação. A plataforma utiliza imagens de satélites e modelagem de dados para fornecer informações cruciais sobre variações de temperatura, precipitação, poluentes atmosféricos, dias sem chuva e disponibilidade de água no solo.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo