GERAL

Reunião debateu a vulnerabilidade infantil

Foi realizado ontem (28) o segundo debate sobre a Segurança Pública no município. Desta vez o tema foi a vulnerabilidade infantil frente às drogas e bebidas alcóolicas. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Reginaldo Santos (PPS).
Segundo o Comandante da Polícia Militar, Major Sandro Barbosa muitas vezes a população acredita que a PM pode resolver todos os problemas da cidade, isso se repete em relação aos adolescentes usuários de drogas: “A Polícia Militar não tem como resolver todos os problemas da cidade, todo mundo nos aciona achando que iremos resolver tudo, às vezes nem o que nos compete conseguimos realizar devido a falta de estrutura e viaturas. Em relação aos jovens usuários, as pessoas ligam fazendo a denúncia que os mesmos estão usando entorpecentes nas praças ou ruas, nós fizemos a intervenção, mas de nada adianta pois a lei é desatualizada, para o governo hoje ser usuário não é crime. Portanto a Polícia não tem o que fazer, nós prendemos eles soltam, creio que todos devemos nos unir, governo, polícia, famílias, escolas, conselho tutelar, para analisarmos o que pode ser feito por esses jovens, pois a culpa é de todos” finalizou o comandante.
Para a Promotora Ivonete Oliveira Lopes o problema muitas vezes é o abandono que os jovens sofrem da família: ”Muitas vezes as famílias não se preocupam com os filhos, não cobram esses jovens de fazer coisas básicas como fazer as tarefas e ir às aulas. A responsabilidade desse problema, que é o tema principal dessa reunião, é de todos, precisamos fazer com que a família que é a base de tudo para uma pessoa assuma sua responsabilidade, que os pais se conscientizem em ir às reuniões nas escolas, para que os educadores possam mostrar os deveres e direitos desses jovens”. Segundo ela, é preciso que haja um local adequado de tratamento para os jovens dependentes quimícos: "Hoje não temos os lugares adequados para ajudá-los, as escolas também precisam urgente de maiores investimentos”, alertou.
O vice-presidente da Câmara Municipal Mauro Campos (PT) agradeceu a presença da população e se comprometeu dizendo que o legislativo vai registrar todos os problemas apresentados na reunião para poder cobrar as autoridades responsáveis: “Agradeço a todos os presentes pela presença é bonito de ver a população preocupada com esse grave problema, podem ter certeza que estaremos anotando todas as reclamações e opiniões para cobrarmos dos órgãos responsáveis. Esta casa de leis está sempre de portas abertas a todos vocês”, falou o vereador.
O vereador Reginaldo Santos (PPS) vai requer uma audiência pública com os deputados e também um centro de recuperação integrado para crianças e adolescentes: “Vou requer junto aos deputados estaduais uma audiência pública sobre esse tema, pois realmente esse assunto nos assusta e preocupa. Vou sugerir e averiguar qual a probabilidade de instalarmos em Rondonópolis um Centro de recuperação integrada para essas crianças e adolescentes” afirmou.
Também estiveram presentes na reunião os vereadores Cido Silva (PP), Roni Magnani (PP), Olimpio Alvis (PR), Dr. Manoel (PMDB), Carlos Vanzeli (PDT), Elio Luz (Presidente da Uramb), Maria da Glória (Conselho Tutelar região 1),Maria Brescovici Araújo (Representando a Secretaria Municipal de Educação, Ana Carla Muniz), diretores de escolas em geral e alunos da Escola Cadidé.
Fonte:Ass.CÂmara Municipal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo