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Começa em Mato Grosso conversão do primeiro ônibus urbano bi-combustível do Brasil

Mato Grosso será o pioneiro estado a utilizar o motor bi combustível Diesel/GNV (gás e diesel) em um ônibus urbano no país. O projeto está sendo desenvolvido numa parceria entre a empresa Robert Bosch do Brasil Ltda., que detém a tecnologia, a empresa Auto Center Brasil, especializada em conversão de motores, a GNV – MT, responsável pelo transporte do GNV no Estado e conta com o apoio da Companhia Mato-grossense de Gás (MT-Gás).
O veículo começou a ser adaptado na manhã desta sexta-feira (27.06), no pátio da empresa União Transportes, que detém a concessão do transporte coletivo no município de Várzea Grande e opera também no transporte intermunicipal entre aquele município e Cuiabá.
De acordo com o diretor Operacional da União Transportes, Júlio Pacheco, a empresa possui hoje 178 ônibus nas linhas municipais e intermunicipal e o veículo escolhido para a primeira conversão é o de número 450, que opera na linha municipal. “Os mecânicos estão trabalhando na instalação dos cilindros, da tubulação até o motor e da válvula de conversão, o que deve ser concluído até o final da manhã. E estamos aguardando para segunda-feira, a chegada do técnico da Bosch, que instalará mais algumas peças para concluir a conversão”, informou.
Segundo informações do empresário José Cassimiro, da Auto Center Brasil, com a conversão para bicombustível o veículo terá uma economia de 27% em relação ao motor convencional a diesel, e, ao contrário de outros que utilizam somente o Gás Natural Veicular (GNV), não perderá potência e ainda reduzirá sensivelmente a emissão de gases tóxicos na atmosfera.
De acordo com Helny de Paula, o Governo do Estado tem interesse que o novo motor seja utilizado, num primeiro momento, na frota de coletivos urbanos de Cuiabá e Várzea Grande. “O governador nos deu orientação explícita quanto a isso pensando na melhoria do meio ambiente com a redução da emissão de gases e da qualidade de vida com ônibus urbanos movidos com 70% de GNV e apenas 30% de óleo diesel funcionando como um motor compensador”, observou Helny de Paula. Ele informou que o novo motor permite que na marcha lenta, os veículos utilizem o óleo diesel e na rápida, o GNV sem alternância de potência do motor.
Estiveram presentes ainda, na inspeção do processo de conversão, a diretora comercial e o diretor Técnico da MT-Gás, Kátia Fonseca Kato e engenheiro Marci Areias, respectivamente.
Assessoria SECOM

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