GERAL

Colônia de férias é opção para crianças em julho

Férias é tempo de risadas, brincadeiras sem hora para acabar, lanches da tarde, esconde-esconde com os amigos, divertir-se com os pais e acordar tarde. Bem, nem sempre é assim. O cenário de algumas crianças tem sido jogar games eletrônicos e assistir televisão o dia todo, pois – cada vez mais – pais e mães trabalham no período de recesso escolar de julho e não podem estar com as crianças durante o dia. Com o coração apertado, sentem-se culpados, pensando “e agora?”.

No entanto, não precisa ser assim. Diversas escolas já oferecem atividades lúdicas e divertidas para acolher as crianças nas férias. Inclusive, algumas delas abrem as portas para crianças que não são alunas – como é o caso do Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá. Os pequenos com idades entre 4 meses e 5 anos já podem participar, das 7h às 18h, até 31 de julho, das atividades da “Brincolândia”.

Para quem pensa que o filho vai ficar entediado por frequentar um ambiente escolar em plenas férias está enganado. A promessa é de muitas atividades lúdicas e estimulantes, bem como a prática de esportes. De acordo com a psicopedagoga e diretora da instituição, Ivete Ferreira, tudo é pensado para afastar a ideia de “compromisso”. A colônia de férias é um lugar para sociabilizar e conhecer coisas novas.

“Preparamos uma programação animada para a criançada. Isto, em um ambiente seguro e acolhedor, feito casa de vó, com espaço para liberarem suas energias. Nele, todas as atividades serão dirigidas por professores, auxiliares, animadores e coordenadores. Aliás, a diversão preparada pelos profissionais também proporcionam diversos aprendizados aos pequenos – como, por exemplo, trabalhar o convívio social”, ressalta Ferreira.

PAIS SEM CULPA – E aquela culpa que bate nos pais por não poderem estar com os filhos nas férias? Pode dizer adeus a ela. Isso quem fala é a psicopedagoga, que afirma que a alegria das crianças mostra que não é preciso este tipo de preocupação. “Os pais e as mães, às vezes, se sentem culpados por não estarem com suas crianças. Mas, tudo isso muda quando eles enxergam a empolgação dos pequenos. Ficam felizes por eles e bem mais tranquilos”, conta Ferreira.

Pensamento reiterado pela fotógrafa Maria Anffe, mãe do Milo, de apenas 2 anos. “A creche que ele ficava fechou para recesso e não tinha onde deixá-lo. Trabalho muito e não costumo ter horários fixos. Aí, descobri a colônia de férias. Me apaixonei por aqui. Tudo é muito maravilhoso. Desde o projeto pedagógico até o apoio que a própria escola me oferece. Meu filho considera a dona Ivete como uma avó. Ele melhorou bastante seu lado social”, ressalta.

ATIVIDADES – Parece brincadeira, mas não é. Magos, príncipes, princesas e dragões ensinarão os pequenos a desvendar a arte do teatro, por exemplo. Um mundo de descobertas também estará presente por meio de oficinas de arte e de argila, pinturas em aquarela, festa de pijama na neve, salão de beleza, banho de chafariz, jogos, pula-pula, festival de dança, campeonato de futebol, festa do circo, culinária, karaokê, gincanas, cineminha, caça ao tesouro e muito mais.

“Aqui, no Educandário, pensamos em atividades voltadas para as idades em suas diferenças. A proposta é estimular a criatividade e a imaginação, promover o desenvolvimento corporal e motor, despertar o raciocínio lógico e a retomada ao passado por meio de brincadeiras clássicas, bem como apresentar valores”, explica Ferreira.

EDUCANDÁRIO – Por meio do Sistema Maxi de Ensino e da Pedagogia Afetiva, o Educandário Jardim das Goiabeiras apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; kid play; mini-parque aquático; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório; sala multifuncional (para balé, argila, artes e música); sala para filmes/descanso e fazendinha (criação de pequenos animais, horta sustentável, educação ambiental e parque de areia).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo