Sanear faz interligação de nova adutora na captação do Rio Vermelho

Os investimentos no setor de abastecimento de água em Rondonópolis não param. A prefeitura, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, realizou na última quarta-feira (28) a segunda etapa da interligação de uma nova adutora de 600 mm com o sistema existente na estação de captação do Rio Vermelho.
A interligação da nova adutora faz parte de programação do Sanear para colocar em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Água, a ETA 2. Hoje, o sistema conta com uma adutora de 450 mm, que capta 400 litros por segundo de água do Rio Vermelho e encaminha à Estação de Tratamento de Água – ETA 1, que fica na Avenida Lions Internacional.
“Está programada para esta quarta uma parada, das 7h às 12h, na captação de água bruta para fazer a segunda parte da interligação do barrilete da nova adutora de 600mm, que abastecerá a nova Estação de Tratamento de Água, já em fase final de construção”, explica o diretor técnico do Sanear, Marcos Brumatti. A primeira parte da obra de interligação da adutora ocorreu no mês passado.
Brumatti alerta que, com a parada da captação para as obras de interligação, poderão ocorrer oscilações no abastecimento de água nos bairros das regiões que são abastecidos pela ETA 1 (veja abaixo). Com isto, a diminuição no abastecimento poderá ser sentida mais no período da tarde. “Todos os esforços serão feitos para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível”.
Ampliação
De acordo com diretor do Sanear, a nova adutora de água bruta está sendo implantada para ampliar a capacidade de adução de água bruta da captação do Rio Vermelho até a ETA 2, que fica ao lado da ETA 1. Com isso, praticamente dobrará a disponibilidade de água para distribuição à população, esta é uma das metas do Prefeito Percival Muniz, que assumiu a gestão em 2013 com um déficit entre a demanda de consumo – 960 litros por segundo e a produção 780 litros por segundo, de água tratada. Mas que já foi superado com os investimentos feitos na melhoria e ampliação do sistema e na perfuração de novos poços em pontos estratégicos da cidade.