Semed promove palestra sobre autismo na escola José Antônio da Silva

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nessa segunda (18), na Escola José Antônio da Silva na Vila Cardoso, uma palestra sobre Autismo com o psicólogo Alisson Fernandes. O objetivo, é proporcionar maior suporte de informação sobre autismo aos professores, coordenadores e diretores capacitando os profissionais da educação, para desenvolver um melhor trabalho com esses alunos.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação, linguagem e interação social. Com predominância no sexo masculino, de cada 10 casos, apenas três são meninas, o autismo é um distúrbio congênito consequência de uma má formação na estrutura do desenvolvimento. Dentre os sintomas estão a não interação social, movimentos repetitivos, sensibilidade e irritabilidades a sons altos.
Para o psicólogo Alisson Fernandes, os professores são os profissionais mais habilitados para uma primeira identificação, pois estão presentes durantes as várias fases de desenvolvimento da criança. “Os professores podem ser grandes detectores dos transtornos de aprendizagem infantil, e normalmente detectam coisas que os pais ainda não perceberam, o que não ocorre não por serem pais relapsos, mas porque normalmente as crianças passam grande parte do tempo na escola.” Afirmou Alisson.
A Coordenadora, Débora Cristina de Souza Cardoso ressaltou a necessidade da apropriação da teoria acerca do tema para ajudar os profissionais da educação na prática. “A nossa escola atende cinco alunos autistas, então quanto mais informações tivermos sobre o tema, mais vai ajudar na nossa prática enquanto professores e educadores”, pontuou a coordenadora.
A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria Auxiliadora Cavalcante Gomes, relatou que muitos professores novos ainda não estão inteirados sobre o autismo, e se questionam como acontece essa aprendizagem, fora da sala de recursos especiais, e como acontece essa inclusão na sala de ensino.
A atividade foi realizada no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), reunindo toda a equipe da escola e posteriormente, como complemento sobre a temática, será agendada outra palestra direcionada aos pais.