Saúde alerta adolescentes para que façam a segunda dose da vacina contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde alerta as adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra o Human Papiloma Vírus – HPV que compareçam às unidades de saúde municipais para receber a segunda dose da vacinação. A baixa procura preocupa a Saúde, pois o HPV é o responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero.
Na primeira etapa de vacinação, que ocorreu em março deste ano, receberam a primeira dose em Rondonópolis, 4.694 adolescentes. Para esta segunda etapa, que teve início em 15 de setembro último, devem receber a vacina todas as meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação do Município é de 4.978 adolescentes desta faixa etária.
Contudo, de 15 de setembro até hoje, foram vacinadas com a segunda dose apenas 1.145 adolescentes, o que representa apenas 24,39% do total que deve ser atingido na segunda etapa da vacinação.
A vacinação contra o HPV ainda conta com uma terceira dose, que deve ser tomada 60 meses após a primeira. Assim, se toma a primeira dose, uma segunda após seis meses da primeira e uma terceira, 60 meses da primeira.
O HPV é transmitido sexualmente, assim, a ausência de camisinha durante o ato sexual é a principal causa de transmissão. Também é possível a transmissão de mãe para filho no momento do parto, no entanto, apenas um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.