GERAL

Saúde apresenta projeto de prevenção contra HIV e outras DSTs durante e após o carnaval

Mesmo sem o carnaval popular, a Secretaria Municipal de Saúde estará intensificando o trabalho de prevenção contra a Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis antes, durante e logo após o período de folia. Este ano o slogan da campanha do Ministério da Saúde é ‘Deixe a camisinha entrar na festa. A vida continua depois do Carnaval’.

Em Rondonópolis, todos os Postos de Saúde da Família – PSFs e demais unidades de saúde estão intensificando as ações de estímulo ao uso do preservativo e disponibilização do mesmo na recepção das unidades para melhor acesso.

Segundo a chefe do Departamento de Ações Programáticas do Município, Eliane Ormund, haverá ainda orientação para que todos tenham cuidado com o consumo excessivo de álcool e outras drogas que podem prejudicar o discernimento colocando a si mesmos e outros em situações de risco para infecções com o vírus HIV e outras DSTs.

De acordo com os dados da Saúde, Rondonópolis evidenciou uma queda no número de casos novos de Aids, que passou de 174 casos em 2014, para 160 em 2015. Para reduzir os casos, a Saúde investe em palestras, informativos e preservativos, além de trabalhar em empresas parceiras para desenvolver projetos de prevenção junto aos trabalhadores.

Após o carnaval, as unidades de saúde do município continuarão incentivando o uso do preservativo, o diagnóstico da testagem rápida e o tratamento para os casos com sorologia positiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo