Rondonópolis comemora com intensa participação do setor educacional

Um dos temas mais discutidos nas escolas públicas e particulares do país está entrelaçado em todos os setores da sociedade brasileira. A semana comemorada neste início de Junho procura conscientizar a população, em especial as crianças sobre a importância da preservação da vida no planeta. Em Rondonópolis a “SEMMA” Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o “JUVAN” Juizado Volante Ambiental, realizou durante a semana uma programação diversificada para sensibilizar a sociedade a respeito das atitudes que permitam o equilíbrio da natureza em favor da preservação ambiental.
O Juizado Volante Ambiental e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente escolheram o período de 29 de Maio a 9 de junho momento em que várias ações estão sendo realizadas junto a população. De 30 de Maio a 8 de Junho aconteceu uma gincana para a coleta seletiva de resíduos plásticos, nas escolas Carlos Pereira Barbosa e Amélia Oliveira Silva. No dia 4 ocorreu a palestra “Acabe com a poluição plástica.” No mesmo período muitas árvores foram plantadas na área de preservação permanente (APP) do Córrego Poção no bairro João Moraes, foram também plantadas mudas de Ipê no Posto da Polícia Rodoviária Federal.
Nas escolas Dersi Rodrigues de Almeida e Iraci Pereira da Conceição Araújo os alunos plantaram arvores frutíferas que no futuro se transformarão em belos pomares.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM CUIABÁ ; Em Cuiabá o governador Pedro Taques abriu a XIV Semana do Meio Ambiente e X Seminário Estadual de Recursos Hídricos, cujo o tema este ano é “Mato Grosso – Berço das Àguas”. Taques e o secretário de Estado do Meio Ambiente André Baby, fizeram a entrega de equipamentos para 40 municípios de Mato Grosso. Os chamados Kits de descentralização ambiental que irão equipar as secretarias municipais do Meio Ambiente, para que estas possam realizar serviços de gestão ambiental. Entre os equipamentos estão motocicletas, computadores e impressoras multifuncionais. A descentralização dos serviços ambientais integra o projeto Mato Grosso Sustentável, financiado pelo Fundo Amazônia.
Municípios beneficiados;
Alta FAlta Floresta, Apiacás, Colíder, Guarantã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta, São Félix do Araguaia, Aripuanã, Cotriguaçu, Juara, Porto dos Gaúchos, Cláudia, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Água Boa, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Campo Verde, Jaciara, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Brasnorte, Tangará da Serra, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Sapezal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cuiabá e Várzea Grande.
Por Denis Maris