Sebrae apresenta projeto de jovens empreendedores para diretores

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está incentivando as escolas da rede municipal de ensino a fomentarem o empreendedorismo através da participação de projetos que trabalhem áreas de ciências e tecnologias. Entre as parcerias a serem oficializadas está o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae. Durante uma reunião realizada entre os diretores das escolas do município, a secretária Ana Carla Muniz e o Sebrae, seis escolas sinalizaram de forma positiva para a adesão ao programa que é desenvolvido sem custos para a administração pública.
A líder do Sebrae em Rondonópolis, Érica dos Santos, detalhou o programa que visa incentivar jovens talentos que tenham perfil de empreendedorismo. O projeto possui material do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando plano de negócios, inovação, sustentabilidade, cultura de cooperação, ecossustentabilidade, ética e cidadania, respeitando a idade e fase de estudo dos alunos. O Sebrae capacita o professor que trabalha com os alunos duas horas por semana ou por quinzena.
A proposta da secretária Ana Carla é que as escolas desenvolvam o projeto que vem ao encontro da política municipal de fomento às ciências, tecnologia e inovação. “Vamos verificar com calma como poderemos implantar o projeto nas escolas se no turno ou contraturno e o suporte a ser dado pela Secretaria. Acreditamos que algumas escolas poderão organizar o trabalho junto com o Mais Educação, que já é um programa do Governo Federal para incentivar projetos com os alunos no contraturno”. A estimativa é que a parceria seja fechada no início do próximo ano.
As escolas Irmã Elza Geovanella, Arão Gomes Bezerra, Albino Saldanha Dantas, Aparecida Vetorasso e as unidades do campo Professora Dersi e Gleba Dom Bosco mostraram interesse em desenvolver o projeto em parceria com o Sebrae que trabalha sistemicamente a matemática financeira e o planejamento com os alunos.