Secretária de Saúde consegue recursos para compra de equipamentos da UPA

A secretária de Saúde, Marildes Ferreira, assinou nesta quarta-feira (19), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília-DF, a documentação para a liberação dos recursos para a compra dos equipamentos e mobiliários da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está sendo construída ao lado do PA, no Jardim Santa Marta. Os recursos já deverão estar disponíveis na conta do município a partir da próxima segunda-feira (24). Serão repassados à Administração Municipal R$ 897.840,00.
O projeto, contendo a lista dos equipamentos e mobílias, estava cadastrado junto ao Ministério da Saúde – MS, pela prefeitura de Rondonópolis, desde o início de 2014. De acordo com Marildes, o próximo passo, após obter a confirmação da aprovação total do projeto cadastrado e a liberação do recurso pelo MS, é iniciar o processo licitatório visando à aquisição dos materiais necessários para os atendimentos de urgência e emergência, que se concentrarão no local.
Segundo a secretária, esse recurso de quase R$ 900 mil será destinado exclusivamente para a compra de equipamentos e mobiliários necessários para funcionamento da UPA de porte III, que é o modelo da que está em construção em Rondonópolis. “Serão equipamentos novos para a UPA, equipamentos de alta tecnologia e qualidade”, ressaltou.
Para Marildes, a liberação dos recursos é mais um objetivo alcançado e resultado da luta incansável que a administração tem travado desde o início da gestão para colocar em funcionamento a UPA. “Temos trabalhado incansavelmente para concluir esta obra. Primeiro, buscamos terminar a parte construtiva, o que já foi feito; depois buscamos alternativas para fazer as adequações necessárias no projeto da UPA, visando a estruturação da obra que recebemos da gestão anterior”, disse a secretária.
Marildes acrescentou, ainda, que a necessidade de adequações do projeto hidráulico e elétrico original, que não permitia a utilização dos vários equipamentos necessários, fez com que o andamento da obra fosse prejudicado.
Ferreira revelou que, com a conclusão das adequações no projeto hidráulico e elétrico, essa parte da obra, que será executada com recursos próprios do município, já foi retomada e a expectativa é de que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre do próximo ano.
“Depois do recurso depositado, previsto para ocorrer nesta segunda-feira, 24, iniciaremos, em seguida, com a tramitação dos processos de licitações para compra dos equipamentos e mobiliários necessários para o funcionamento da UPA”, adiantou Marildes Ferreira.