GERAL

Secretária incentiva participação das escolas na Conferência Ambiental

A secretária Ana Carla Muniz solicitou essa semana, o empenho dos diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação para inscreverem projetos para a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil de Meio Ambiente (CNIJMA). A reunião contou com a presença da tenente Nágila de Moura Brandão Seganfredo (2ª Companhia de PM de Proteção Ambiental) e do representante do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), João Carlos Martins Bressan, responsáveis pela organização da fase municipal da Conferência, que deverá ser realizada nas escolas até o próximo dia 31 de agosto.

Muitas escolas municipais já possuem projetos em execução voltados para a conscientização dos alunos em relação a preservação e recuperação do meio ambiente, entre elas a coleta de materiais recicláveis, hortas orgânicas, composteiras, entre outros, mas embora colocados em prática, nem sempre estão sistematizados para serem inscritos.

Ana Carla quer motivar a participação das escolas e deseja que os projetos sejam trabalhados em sala de aula para que o aluno realmente aprenda sobre as questões ambientais. “Sabemos que há escolas que pedem para os alunos trazerem material reciclado para a escola, para depois venderem e retornar em benefício dos alunos, mas entendo que se essa questão não for trabalhada adequadamente, pode incentivar o consumo. O que pretendemos é que esse assunto, de reciclagem, e outros sejam trabalhados na sala de aula. Para que os alunos entendam que há outras possibilidades de preservar o meio ambiente, queremos ir além da reciclagem e da venda”, argumentou.

A Conferência trabalhará o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Projeto idealizado durante a Rio +20 para incluir as crianças nos programas ambientais. A proposta é que iniciativas simples como fazer sabão caseiro com óleo já usado, uma horta orgânica ou mesmo gincanas, sejam inscritas e recebam divulgação.

Para a tenente Nágila, o trabalho com os alunos sempre tem resultado positivo. Ela destacou que a parceria é feita através de palestras, visitas e passeios orientados. Outra iniciativa é o Projeto Agente Ambiental Mirim que formou no ano passado 46 crianças que atuam como agentes junto ao Órgão, inclusive dando palestras.

As escolas que já possuem iniciativas de preservação ambiental e não tiverem os projetos sistematizados podem solicitar auxílio na Companhia Ambiental da PM através do telefone 9615-6202.

A IV CNIJMA acontecerá em agosto nas escolas de todo o Brasil. Posteriormente ocorrem as etapas municipais e regionais, até dia 06 de outubro, as Conferências Estaduais ocorrem até 25 de outubro e a Nacional de 25 a 29 de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo