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Semed encerra a formação de musicalização infantil para professores de 4 e 5 anos

A Secretaria Municipal de Educação – Semed, encerrou no final da semana a formação de Musicalização infantil para professores de 4 e 5 anos. Pelo terceiro ano consecutivo a Semed viabiliza a formação em música, iniciativa resultante da parceria dos departamentos de formação e de educação infantil.

O objetivo dessa formação é garantir o acesso da criança a toda as atividades artísticas, dar oportunidade de conhecer mais sobre a música e transformar a percepção dos professores.

Para Célia Azevedo, gerente do núcleo de arte do departamento de formação profissional, é possível desenvolver esse trabalho dentro da realidade de cada escola, através de materiais possíveis, como sucatas. “O balanço foi muito positivo, embora o trabalho seja a longo prazo. Temos percebido o professor preocupado, querendo mais, buscando e, principalmente, já usando a linguagem específica da música.”

Segundo a professora Railda Nunes Ferreira, coordenadora do programa mais educação, da Escola Nossa Senhora Aparecida, da Vila Canaã, a música tem a proposta de fazer a criança interagir na escola. Tem a proposta de fazer com que a criança se envolva; assim, ela tem as habilidades motoras e artísticas desenvolvidas através do lúdico. “A capacitação traz a tranquilidade para o professor que independente dele ser músico ou ele trabalhar com música é possível fazer um bom trabalho, cativar e trazer as crianças pra fazer musicalização na escola”, Afirmou Railda.

No evento, os professores das unidades de Educação Infantil, partilharam experiências vivenciadas dentro das unidades e expuseram os materiais confeccionados como jogo de memória sonora, tambores e vários instrumentos duráveis e com timbres de qualidade sonora. “Essas formações abrem as portas para que a linguagem musical possa permear as propostas curriculares do infantil, e colocando isso em prática temos a clareza do que realmente esse trabalho tem de importante para os pequenos”, concluiu Célia.

A palestra, contou ainda com o professor da UFMT Dr. Marlon Dantas Trevisan, abordando as várias formas de avaliar dentro do ensino de música com a possibilidade de se concretizar dentro de um universo lúdico.

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