Médici ganha ciclofaixa para a prática segura do ciclismo em Rondonópolis

Os ciclistas de Rondonópolis ganharam na noite dessa terça-feira (19), data em que é comemorado o Dia do Ciclismo, mais um local para a prática do esporte. Trata-se de uma ciclofaixa demarcada na Avenida Presidente Médici, que funcionará de maneira compartilhada com o trânsito de veículos e em horários determinados. Um grupo de ciclistas foi conferir o novo espaço e percorreu o trecho de aproximadamente 3.000 metros, sendo ida e volta em toda a avenida.
“Fizemos a inauguração por conta da data em que se comemora o Dia do Ciclismo, mas ainda vamos trabalhar para a demarcação permanente da área. Escolhemos a Médici porque oferece pista plana, larga e dará uma ótima opção de lazer e segurança para os praticantes da modalidade”, disse Argemiro.
O secretário disse ainda que a Coder fará adequação nos canteiros, onde criará novos retornos para não estrangular o fluxo nas rotatórias. Também serão criadas rampas em alguns pontos e só depois de concluído este trabalho é que será feita a sinalização da faixa, conforme prevê o Código de Trânsito. A pista destinada para bicicletas terá 3 metros de largura.
Durante a entrega da cliclofaixa o secretário disse que essa é uma alternativa segura para quem gosta de pedalar. “Estas ciclofaixas compartilhadas são previstas no Código de Trânsito e usamos esse recurso para atender ao grupo, mas é importante lembrar que a Setrat tem projetos mais amplos de ciclovias e estamos trabalhando para oferecer mais opções e segurança aos praticantes do esporte”, falou.
A circulação de bicicletas no espaço é liberado de segunda à sexta-feira, a partir das 18h, aos sábados a partir das 14h e aos domingos e feriados o dia inteiro. Além da Avenida Presidente Médici, tem ainda as pistas da Vila Operária e da MT 270 (UFMT) para prática do esporte.
Roberto Shimada, organizador do clube de ciclistas da cidade, gostou da iniciativa. “A Secretaria esteve desde o início nos atendendo e entendendo a nossa necessidade. É uma conquista. Teremos agora um lugar seguro para realizar nossos passeios de bicicleta”, disse.