GERAL

Morro da Mesa: Veículos de socorro da concessionária atende às normas técnicas

O Serviço de atendimento a feridos na MT130 ocorre de maneira eficiente, as ambulâncias, disponíveis no trecho concedido entre Rondonópolis e Primavera do Leste, são operadas por uma equipe treinada e tem a finalidade de atender as vítimas de acidentes na rodovia, prestar-lhes os primeiros socorros e transportá-las de maneira adequada para hospitais da região onde receberão os cuidados necessários.

A Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A, disponibiliza duas ambulâncias para atendimento ao usuário, os veículos de emergência atendem às especificações contidas na Resolução 2.048/2002, para o tipo “C” com a seguinte equipe e indicações: – Ambulância de Resgate, veículos de atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com capacidade de realizar o suporte básico de vida e equipamentos de salvamento contendo equipe formada por 3 profissionais, sendo um motorista e outros dois profissionais com capacitação e certificação em salvamento e suporte básico de vida.

Em relação aos equipamentos contidos nas ambulâncias, estes também atendem às especificações da resolução e são compostos por: talas para imobilização de membros superiores e inferiores, colete imobilizador dorsal (KED), usado para retirar vítimas sentadas dentro do veículo com suspeita de lesão de coluna, bandagens triangulares, utilizadas para contenção de hemorragias, tração de fêmur, utilizada para fraturas em membro inferior.

As equipes das ambulâncias trabalham em turnos e devidamente uniformizadas com roupas especiais para a função, que proporciona o profissional adentrar nas áreas contaminadas sem colocar em risco a sua própria vida. Além de possuírem equipamentos de resgate e sinalização específicos para veículos de atendimento de emergências.

A Morro da Mesa salienta a importância da atuação do Ministério Público em fiscalizar os serviços prestados e destaca que além da eficiência do resgate e do socorro rápido em salvar vidas, este serviço é uma obrigação da concessionária e é totalmente gratuito. Os serviços de resgate integram o contrato de concessão e são fiscalizados pela AGER (Agência de Regulação de Serviços Públicos no estado), em casos específicos, quando há múltiplas vítimas, a concessionária solicita o auxílio do SAMU para viabilizar o atendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo