AGROPECUÁRIA

Setecs forma mais de 800 operadores de máquinas agrícolas em 2010

O Projeto Parceria Rural Agricultura, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), é mais uma iniciativa que contribui para a formação do trabalhador rural mato-grossense. Neste ano, 867 pessoas em 10 cidades do Estado receberam a qualificação necessária para a operação de maquinário agrícola, como colheitadeiras e tratores usados no plantio e colheita da safra de grãos.

O projeto existe desde 2003, quando havia uma grande escassez de mão-de-obra no Estado. “Os empresários do setor tinham que buscar profissionais de outros Estados para manuseio dos equipamentos. A alta mecanização no campo era uma realidade e então, com a ajuda de empresas multinacionais que produzem os maquinários, criamos o projeto Parceria Rural/Agricultura, que já beneficiou mais de 7,7 mil pessoas nos cursos de Operadores de Máquinas Agrícolas realizados em mais de 50 cidades do Estado”, disse a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs-MT, Rosamaria de Carvalho.

O curso de operador de máquinas agrícolas tem duração de duas semanas e possui quatro módulos em que teoria e prática se unem. O conteúdo oferecido inclui aulas de operação e manutenção de trator e colhedeira de grãos, preparo e gradeamento do solo, além de disciplinas voltadas para o bem estar dos profissionais, como saúde e segurança no trabalho e cidadania e relacionamento interpessoal.

Os alunos que mais se destacaram no curso receberam aulas extras de Módulo de GPS (Sistema de Posicionamento Global). O conteúdo possibilita que o trabalhador aprenda a técnica de aplicação de defensivos agrícolas por georreferenciamento e facilita o conhecimento de aparelhos eletrônicos com essa tecnologia.

O projeto é referência por ser o único no país a oferecer qualificação ao trabalhador do campo. A secretária da Setecs, Roseli Barbosa, destaca a importância da atuação dos parceiros na iniciativa. “O Parceria Rural Agricultura mobilizou prefeituras municipais, sindicatos rurais, fazendeiros, empresários e população em geral. Ao final de cada curso, tínhamos a maior das gratificações: a empregabilidade dos profissionais, com percentuais de até 75%”, disse a secretária.

CIDADES VISITADAS PELO PROJETO

Entre os municípios onde já foram realizados os cursos estão Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Cláudia, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Vera.

O PROJETO CONTINUA

Dados revelam que a safra de Mato Grosso deve entrar para a história em 2011. A projeção é que o Estado alcance 20 milhões de toneladas de grãos. Tamanho destaque garantiu a permanência das atividades do projeto em 2011. “Nós já enviamos uma carta aos parceiros do projeto para a continuidade das ações no próximo ano. As empresas já sinalizaram positivamente e mais cursos de operadores de máquinas agrícolas serão ministrados no Estado. Iniciativas como o curso de Operador de Máquinas Agrícolas, que propicia uma profissão e o sustento dos trabalhadores, são fundamentais para economia de Mato Grosso”, disse a Secretária da Setecs-MT e primeira dama do Estado, Roseli Barbosa.

São parceiros do Projeto Parceria Rural/Pecuária a New Holland, John Deere, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e Basf.

FonteSETECS/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo