GERAL

Setrat se une a Banco de Leite da cidade

A Secretaria de Transporte e Trânsito foi convidada a firmar uma parceria com o Banco de Leite da cidade. A responsável pelo projeto, Dra. Virgínia Beatriz de Resende Silva, há algum tempo, mantinha uma parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde, onde os órgãos cediam um carro para o transporte da pessoa que coleta o leite materno. Mas a parceria estava sendo prejudicada, pois conforme aconteciam as ocorrências, era necessário deslocar o carro para resolvê-las, impossibilitando a ida até as mamães de leite.

Os contratempos provocaram a suspensão das coletas. Agora, após uma solicitação do Banco de Leite, o Secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, firmou o compromisso em disponibilizar um carro e uma pessoa para participar do projeto. “Estamos destinando a Agente de Trânsito Maria Izabel para contribuir com o projeto, pois reconhecemos a importância deste para o município”, fala.

Para Bruna Reis Kawabata a coleta residencial é uma comodidade para as mamães, principalmente as que estão com filhos recém-nascidos em casa. “É muito bom poder ajudar as mães que precisam, se todas nós tivéssemos essa consciência seria ótimo. O fato de virem na minha casa é fantástico. É cômodo, eu nem me deslocar, eles trazem todo o material necessário para a coleta”, disse.

A coleta será feita às segundas e sextas-feiras. Uma técnica de enfermagem responsável vai fazer a retirada do leite e entrega do material necessário para que a mãe faça o procedimento, com a higiene necessária, deixando o líquido pronto para a próxima coleta. “Os leites doados serão levados para a UTI neonatal, mas antes vão ser submetidos a testes, pasteurizados para logo depois serem oferecidos para os bebes”, conclui Virgínia Silva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo