GERAL

Rondonópolis ganha sala de controle de vetor do mosquito Aedes aegypti

Rondonópolis vai contar com a Sala Municipal de Controle de Vetor do Aedes aegypti para contribuir com as ações de combate à dengue e outras doenças vetoriais. O anúncio é feito pelo gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Edgar Prates, que coordena os trabalhos para implantação da sala nos próximos dias. Ele antecipa que o Comitê de Mobilização de Combate às Doenças Vetoriais vai assumir a sala com a responsabilidade de acompanhar números, dados e definir estratégias de ação dentro do município.

Edgar Prates conta que a implantação da sala é uma exigência do Governo do Estado que já repassou R$ 562 mil para investimento em equipamentos permanentes e ações de controle de vetor do Aedes aegypti. Foi necessário fazer a abertura de uma conta exclusiva para receber o recurso estadual. Edgar Prates antecipa que vai fazer uma consulta jurídica à Procuradoria-Geral do Município para saber se pode aplicar a verba na contratação de agentes para atuar no controle das doenças vetoriais.

A sala de controle vai servir para facilitar a solicitação de recursos da União para realizar ações especiais, como mutirão de combate ao mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. Ele explica que o apoio vem da Secretaria Nacional de Defesa Civil que vai oferecer o que for necessário para os trabalhos de combate do mosquito e controle das doenças. “O Governo Federal não vai repassar dinheiro para o município. O que vamos receber da Defesa Civil são as condições necessárias para desenvolver as ações.

Rondonópolis conquistou prioridade no plano do governo e foi a única cidade que teve a Defesa Civil representada na reunião de anúncio da verba, no dia 13 de janeiro. O coordenador Erimar Bezerra participou do encontro com representantes do Governo do Estado que reuniu 19 municípios da região. A expectativa de Edgar Prates é conseguir implantar a sala o mais rápido possível e promover reuniões semanais do Comitê responsável pela estrutura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo