19 C
Rondonópolis
domingo, maio 19, 2024

Sinalizações positivas de ministros avançam ainda mais relacionamento do Estado com a União

Brasília, DF – O governador Silval Barbosa conseguiu avanços importantes para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso nesta terça-feira (10.05), em Brasília (DF). Ao longo do dia, ele e secretários estaduais participaram de audiências com ministros de Estado e técnicos do governo Federal nas quais trataram da reestruturação da dívida do Estado com a União, da transferência da gestão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – primeira edição -, da liberação das emendas parlamentares para início das obras da Copa do Mundo de 2014 e do Hospital Universitário Júlio Müller, além de questões fundiárias que irão beneficiar famílias assentadas.

Logo pela manhã, na primeira audiência no Ministério da Educação com o ministro Executivo do MEC, José Henrique Paim, o Governo de Mato Grosso e o Governo Federal selaram uma parceria para a agilização do início das obras do hospital universitário, a licitação continua por conta da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) enquanto o Estado, por meio da Agecopa, coordenará as obras. Na próxima semana, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, e equipes técnicas da Agência e da Univesidade voltam ao MEC para dar prosseguimento nas conversas.

Acompanhado do secretário Eder e representantes da bancada mato-grossense na capital federal, Silval Barbosa buscou uma articulação junto ao ministro das Relações Institucionais, Luís Sérgio, para agilizar a liberação das emendas de bancada destinada às obras da Copa e também do HUJM. As emendas para essas obras já estão no Orçamento Geral da União (OGU), mas não foram liberadas ou sofreram algum tipo de corte. "Viemos aqui buscar esse entendimento. Se o recurso vai ser liberado e quando, por que essas são obras prioritárias do nosso governo", assinalou o governador que ainda neste dia trouxe a problemática das obras do PAC ao Ministério das Cidades.

Com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luís Carlos Bueno de Lima, o chefe do Executivo de Mato Grosso teve a sinalização positiva para a readequação da planilha do PAC 1 para que seja verificada a possibilidade de extensão do prazo e quem sabe até a transferência da gestão e as obras sejam retomadas pelo Estado.

A intenção do Governo do Estado é cancelar os contratos firmados com as empresas e licitar tudo novamente. Um equipe tácnica do Executivo estadual deve ser designada para realizar todo o processo para esta readequação, nos próximos dias. Os contratos foram firmados em 2007, por isso as planilhas precisam ser reajustadas e os valores atualizados.

REESTRUTURAÇÃO FUNDIÁRIA

Regularização fundiária e outras questões da agricultura familiar fecharam a agenda desta terça na capital federal. Na oportunidade, Silval buscou a parceria do Incra, por do presidente Celso Lisboa de Lacerda, para a reordenamento rural dos 500 assentamentos, que abrigam cerca de 80 mil família, em Mato Grosso. O governo quer junto ao Governo Federal realizar uma espécie de varredura que beneficie essas famílias, em diversos municípios mato-grossenses, que sobrevivem da agricultura familiar.

O governador apresentou ainda a Celso Lacerda, algumas demandas como a criação de um projeto para o fomento da piscicultura, uma alternativa de renda a mais para essas famílias.

Fonte:SECOM/MT (crédito foto: Josi Potengilli)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO