24 C
Rondonópolis
sábado, maio 18, 2024

Sistema de videomonitoramento será reativado em 15 dias

Nesta sexta-feira (21) o gestor do Gabinete Municipal de Apoio à Segurança Pública de Rondonópolis, Anderson Rocha concluiu junto com uma equipe de profissionais, a análise técnica para o funcionamento das câmeras de segurança instaladas no município. O prazo para que o sistema de videomonitoramento esteja funcionamento plenamente é de 15 dias.

De acordo com o gestor, das 26 câmeras existentes na cidade, três não tem condições de voltar a funcionar, duas por causa de acidentes de trânsito que derrubaram o poste onde estavam instaladas e uma que perdeu a proteção que tinha no seu entorno e está queimada. “As outras câmeras já foram testadas, as imagens são bem melhores que no sistema anterior, mais nítidas com maior alcance e rapidez”.

Anderson explica que o antigo sistema de videomonitoramento funcionava por meio de sinal via rádio e em dias nublados e de chuva as imagens chegavam à central fragmentadas e com baixa qualidade e que agora a empresa responsável pela manutenção implantou o sistema de cabos de fibra ótica. “Os equipamentos têm alta resolução, não ficam fragmentadas, as câmeras têm mobilidade de 360 graus, capacidade de focalizar a placa de um veículo a 500 metros de distância, e pode localizar objetos a 1 quilômetro”.

Na próxima semana as câmeras serão interligadas nas televisões do Centro de Controle, Comunicação e Inteligência (Ciospe) onde contará com uma equipe policiais militares que fará o acompanhamento, junto com agentes de trânsito. “O Gabinete não tem estrutura suficiente para fazer esse monitoramento, assim contamos com a parceria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrat)”.

O prazo de 15 dias é para que todos os testes e adequações sejam feitos e o sistema volte a funcionar com mais qualidade. Anderson disse que foram realizados testes nas câmeras, na distribuição das imagens e agora está sendo feita a ligação dos cabos com as televisões e analisadas outras questões técnicas.

Os equipamentos foram instalados em cruzamentos estratégicos como o da Avenida Cuiabá nas esquinas com as ruas Otávio Pitaluga e Fernando Corrêa da Costa; Avenida Marechal Rondon, esquina com Rua 13 de Maio e Barão do Rio Branco; Avenida Bandeirantes, esquina com Rua Dom Pedro II e Fernando Corrêa da Costa e nos cruzamentos da Rua Dom Pedro II com Avenida Duque de Caxias, Fernando Corrêa, Presidente Médici entre outros.
Fonte: Portal Prefeitura ROO

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO