GERAL

Município, entidades e Judiciário unidos na defesa da criança e do adolescente

Um grupo formado pelos principais agentes em defesa da Criança e do Adolescentes do Poder Público Municipal, Judiciário e entidades de Rondonópolis se uniram oficialmente para a criação de uma rede de combate à exploração e abuso sexual de menores, em uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (23), na prefeitura. O objetivo central da campanha, com o slogan “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, é solidificar em uma só força todos os trabalhos feitos por conselhos, igrejas e departamentos municipais, visando a prevenção e o amparo a fragilizados.

A secretária executiva de Educação do Município e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Francismeire Pedrosa, explicou que será apresentado no próximo dia 30, na sede do Ministério Público Estadual – MPE, um novo Plano Municipal de Combate a Exploração e o Abuso Sexual de Menores. Ela ainda confirmou para o dia 5 de maio o lançamento oficial da campanha, que ocorrerá em evento conjunto a uma capacitação profissional acerca do tema com o Dr. José Felipe Horta Júnior e com Leandro Fábio Momente, presidente do CMDCA de Várzea Grande.

“O promotor de infância e juventude de nossa cidade, Ari Madeira, nos cobrou a atualização deste plano e isto vem em um momento extremamente pertinente, já que no próximo 18 de maio será o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Antes desta data, no dia 5, teremos uma capacitação, na Câmara Municipal, com servidores das Secretarias de Promoção e Assistência Social, Saúde e Educação, que se deparam rotineiramente com crianças violadas, para que tenhamos profissionais cada vez mais capacitados para lidar com esta situação. A ideia é não somente agora, mas criar ações continuadas neste combate”, explicou.

O representante da igreja católica na discussão, o padre Gunther Lendbradl, analisou que todos que trabalham em defesa da criança precisam estar mais próximos. “Tem muitas boas ações ocorrendo, mas isoladas. Precisa que efetivamente haja uma aproximação para que ocorra a troca de informações e um estudo mais aprofundado sobre as causas destes males”, opinou, recebendo em seguida o apoio do promotor Ari Madeira. “Precisamos de fato definir, dentre outras coisas, um atendimento em saúde com fluxo contínuo para que quando nos depararmos com uma demanda vinda de exploração sexual e abuso sexual saibamos exatamente onde encaminhar esta criança. Todos nós temos de participar desta capacitação”, reiterou, referindo-se as palestras do dia 5, ao lado da juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da 6º Vara da Infância e Juventude, que também participou do debate.

No mesmo evento será lançado um concurso municipal de frases e desenhos que serão feitas por todos os alunos do Município e que premiará as melhores produções. “Teremos três categorias: dos 4 a 6 anos, onde basicamente serão colhidos desenhos, 7 aos 12 e 13 aos 18", resumiu Francismeire, que foi acompanhada pelo secretário de Ação Social, Mohamed Zaher, e pelo gestor do Gabinete de Apoio a Segurança Pública – Gasp, Anderson Rocha, como os representantes do Município na reunião.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo