30.2 C
Rondonópolis
segunda-feira, maio 6, 2024

STF convoca 36 autoridades para depor no mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) convocou mais 29 deputados, quatro senadores e três ministros para deporem no processo judicial sobre o mensalão, suposta propina paga pelo governo Lula para que parlamentares votassem a favor de projetos de interesse do Planalto.
As comunicações foram expedidas na última sexta-feira (2) e incluem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à presidência da República, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), além de dois ex-presidentes da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Os depoimentos servem para atender à defesa dos 39 réus no processo, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Eles deverão ser prestados pessoalmente ou por escrito, na 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília. As autoridades podem escolher o dia e a hora, mas o prazo concedido pelo relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, é até o dia 30 de outubro.
Lula, Temer e Alencar
No início de setembro, o presidente Lula e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), também foram chamados a depor. Mas, até o último dia 22, Temer ainda não havia manifestado de que forma responderia às questões.
O vice-presidente da República, José Alencar, já enviou as respostas por escrito à 12ª Vara Federal.
Ao todo, as testemunhas arroladas pelos réus no processo chegam a 150 aproximadamente. Somente José Dirceu arrolou 40 nomes.
Fonte: Congresso em foco/notícias

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO