GERAL

39ªEXPOSUL bate seu próprio recorde e fecha 89.5 milhões de comercialização

Com um volume de comercialização final de 89.5 milhões de reais encerrou, no último domingo 14, a 39ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, um número recorde para a exposição de Rondonópolis MT (210 km ao sul de Cuiabá), consolidando a feira como a maior e mais importante do estado.

Tendo como portifólio tecnológico máquinas agrícolas, equipamentos para pecuária, máquinas pesadas para construção civil, caminhões e veículos nacionais e importados, gruas de grande porte, além de uma linha de doze leilões de elite, corte e leite. A Exposul 2011 apresentou entre suas empresas expositoras, junto com as indústrias tradicionais do agronegócio nacional, quatro grandes fábricas chinesas (Shantui/Yto, Shineray, Xgma e Sinotruck) que comercializaram máquinas para construção civil, caminhões pesados, máquinas agrícolas e motos, em sua primeira performance na feira de negócios de Rondonópolis.
A Feira Nacional de Máquinas foi responsável por 81.3 milhões de reais de comercialização e a linha de leilões por outros 5.8 milhões. Os estacionamentos, ingressos e os pequenos comércios que atuaram no interior do Parque de Exposições responderam pelos 2.4 milhões restantes.

A Exposul apresentou em sua programação oficial, um extenso ciclo de eventos de difusão tecnológica, integrado por torneio leiteiro regional, julgamentos raciais de bovinos e ovinos, fórum de debates sobre o novo Código Florestal e, um ciclo de vinte e duas palestras técnicas com temas que foram da “Viabilidade de Florestas Sustentáveis” à “Agronegócio – Soberania Nacional” e “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos”. O público-alvo deste esforço de discussões e difusão tecnológica foi formado por técnicos, produtores rurais, empresários, professores e universitários de cursos afins.

Um público, também recorde na história da Exposul, participou de uma programação popular composta por rodeio, shows nacionais e regionais, provas hípicas e sorteio, que entregou sete carros e duas camionetes. Já na abertura oficial, em 06 de agosto, a feira de Rondonópolis, presidida pelo empresário Miguel Weber, mostrou força e prestígio. De acordo com Weber, que comandou a Comissão Organizadora: “os resultados finais da Exposul já eram esperados, em razão do bom momento por que passa o agronegócio brasileiro. Tanto a agricultura, quanto a pecuária, passam por um bom momento e, a Exposul reflete esta circunstância. Importante considerar que Rondonópolis, sede da Exposul, é o centro nervoso da economia do sul de Mato Grosso, uma região responsável por 56% da produção rural mato-grossense. A feira é o resultado destes fatores que compõem o agronegócio regional”, finalizou o dirigente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo