POLÍTICA

Taques, Maggi e Mendes lideram corrida para Governo; Medeiros e Fagundes são lembrados

Com um ano e meio pela frente, o Mark Instituto de Pesquisa e Opinião Pública, em parceria com o Blog do Antero, divulgaram uma amostragem, nesta terça-feira (21), sobre as preferências da população mato-grossense para a sucessão do Governo de Estado, nas eleições de 2018. Dois cenários hipotéticos foram construídos ao entrevistado e em ambos o atual governador, Pedro Taques (PSDB), seria derrotado, tanto para o atual ministro da Agricultura e Pecuária – MAPA, Blairo Maggi (PP), quanto para o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

Nesta etapa da pesquisa estimulada, o atual ministro Blairo Maggi (PP) tem em si a confiança de 28,5% dos ouvidos em um confronto direto com Taques, que ficou com 25,1% apoiando seu provável projeto de reeleição. Caso seu adversário fosse Mauro Mendes, a diferença cresceria um pouco mais, segundo a pesquisa, ficando o ex-prefeito da capital com a preferência de 28,9% e Pedro permanecendo com seus 25,1%. No primeiro confronto, 29,1% não souberam ou não quiseram responder, enquanto que 17,2% garantiram que votariam branco ou nulo. Com Mauro no páreo, os números ficaram em 28,5% e 17,4%, respectivamente.
Já na modalidade espontânea, quando nenhum nome é apresentado e o entrevistado tem a liberdade de falar livremente o candidato de sua preferência, o atual governador Pedro Taques apareceu na frente de todos com 3,40% da preferência dos ouvidos. Em segundo, o mais lembrado pela população foi Blairo, que ficou com 3,20% das intenções, deixando Mauro bem mais abaixo em terceiro, com 0,90%, empatado com o ex-governador, Jayme Campos (DEM). Em seguida vem Lucimar Campos, prefeita de Várzea Grande e esposa de Jayme, com 0,40%. Surpreendentemente, 0,30% dos ouvidos disseram o nome de Silval Barbosa, hoje detido, e a partir daí sete nomes empataram na sexta posição, dentre eles os atuais senadores José Medeiros (PSD) e Wellington Fagundes (PR), além da deputada estadual Janaína Riva (PMDB), procurador Mauro (PSOL), conselheiro Antônio Joaquim (Sem Partido), o comunicador Roberto França e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Com 0,10% ficaram Lúdio Cabral (PT) e o deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM). Neste caso, 86,20% não souberam e não quiserem opinar, enquanto outros 2,50% seguiriam com voto branco ou nulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo