”Tarifaço” Americano Deixa 400 Contêineres de Madeira Encalhados em Mato Grosso

Uma nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros está gerando um grave problema para as exportadoras de madeira em Mato Grosso. A medida, que atingiu principalmente o setor de pisos de madeira maciça, já deixou cerca de 400 contêineres encalhados no estado.
As empresas, que empregam milhares de trabalhadores, foram surpreendidas pela decisão, que inviabilizou contratos em andamento e paralisou a produção. Segundo Ednei Blasius, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado (Cipem), o setor já havia exportado US$ 8,6 milhões no primeiro semestre e tinha uma projeção de alcançar US$ 20 milhões até o final de 2025.
Os Estados Unidos são o principal destino para os pisos de madeira maciça de Mato Grosso. Este produto, com alto valor agregado e acabamento refinado, é tradicional na construção de residências norte-americanas. No entanto, a tarifa inviabilizou os embarques, deixando as empresas sem alternativas para escoar o estoque.
Fonte: Da Redação