Médicos e enfermeiros são capacitados para acompanhar gestantes nas unidades de saúde

Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde Básica e Departamento de Obstetrícia da Santa Casa de Rondonópolis foram treinados para saber acompanhar as gestantes da comunidade na fase de pré-natal e também durante parto e pós-parto. A capacitação foi oferecida pela ginecologista e obstetra do Ambulatório de Alto Risco do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism, Larissa Fonseca.
Larissa Fonseca destacou a síndrome de hipertensão, diabetes gestacional e a gestação prolongada como patologias de maior risco. Os profissionais receberam lições também sobre como interpretar exames e o que observar em ultrassonografias, por exemplo. Outra preocupação da instrutora foi orientá-los para saber identificar casos de alto risco ou não, além dos tratamentos e das medicações que podem ser adotadas durante a gravidez.
A médica esclareceu também que o parto normal garante uma recuperação mais rápida. A equipe organizadora distribuiu panfletos educativos entre os profissionais para informar que o risco de infecção é menor e a paciente não sofre dor pós-parto. Outra vantagem é que as contrações estimulam a produção e secreção do leite materno. Na cesariana o risco de infecção é maior e a parturiente sofre dor pós-parto. Larissa Fonseca reforçou que ‘gestação de alto risco não é sinônimo de cesariana’.