GERAL

Tempo seco e a baixa umidade do ar exigem cuidados redobrados em Rondonópolis

Os cuidados com a saúde devem ser redobrados nesta época do ano, o período de clima seco permanece em Rondonópolis, o que garante tempo firme com sol e oscilação nos índices de umidade relativa do ar. Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a umidade relativa do ar ficou na média de 25% nos últimos dias, o céu claro, tempo firme com sol e sem chuvas.
Segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) a umidade ideal é de 60%. Quando os índices ficam entre 20% e 30% recomenda o estado de atenção que é o caso de Rondonópolis e entre 12% e 20% é recomendado o estado de alerta e inferior a 12% é considerado estado de emergência.
A Defesa Civil do município segue observando os níveis da umidade do ar. O coordenador do órgão, João Fernando Copetti, lembra que é ter cuidados importantes para evitar sérios problemas respiratórios. “A umidificação do ar e outros cuidados são importantes porque a tendência é que nos próximos dias o município entre em estado de alerta com a chegada do mês de agosto,” ressaltou.
Cuidados com a saúde e doenças respiratórias – Neste período, conforme o médico Ualisson Ribeiro, alguns cuidados simples são importantes para melhorar a qualidade do ar e evitar problemas de saúde. Ele explica que nesta época, em razão do tempo seco, aumentam as complicações alérgicas e respiratórias, causando ressecamento das mucosas, da pele, irritação dos olhos.
Ele explica que nesse período, as principais doenças são rinites, asma, viroses, pneumonias. Para reduzir as consequências do tempo seco, ele aconselha a população a priorizar a hidratação, utilizar umidificador de ar, bacia com água ou toalhas molhadas no ambiente, mas em curtos períodos. O uso de hidratantes para pele para evitar dermatite.
O médico também alerta para o horário de praticar atividades físicas. “É importante que as pessoas tenham cuidado, é importante evitar a prática de exercícios entre às 10h até às 16h,” aconselhou Ribeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo