23.6 C
Rondonópolis
sábado, maio 18, 2024

Tendência do varejo é autosserviço

Autosserviço é a tendência do varejo em todo o mundo. “Mas não pense que isso é fácil, muito pelo contrário é muito complexo”, destaca o consultor Eugênio Foganhollo que acompanha o grupo de empresários mato-grossenses na Missão Internacional de Orlando (EUA), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Serviço de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nas lojas visitadas os empresários mato-grossenses puderam ver que os americanos já implantaram o serviço com bastante eficiência. Na hora de pagar as contas no caixa o sistema tem as opções de pagamento em cartão de crédito ou dinheiro e as máquinas dão até troco tanto em moedas como em cédulas. O cliente faz tudo sozinho.

Outro ponto importante visto pelos empresários de Mato Grosso no varejo de Orlando é a organização da loja. A segmentação é uma forte tendência no varejo dos EUA. Um dos exemplos de um supermercado visitado é a venda da macarronada e não somente do macarrão. Para isso, são colocados à disposição do cliente, um perto do outro, todos os ingredientes necessários para fazer a macarronada, a fim de facilitar a vida do cliente e estimular a venda.

Além de cerca de cinco visitas técnicas por dia à empresas que são casos de sucesso em Orlando, no fim da tarde todos se reúnem e, coordenados pelo consultor Eugênio, discutem o que viram durante o dia. “É importante essa discussão para que haja a assimilação de tudo o que foi visto durante o dia”. Em alguns dias há palestras com pessoas que são exemplos de sucesso no varejo de Orlando. Secon

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO