Trabalhos se concentram em recuperação e limpeza

Desde o início da retomada das obras da ferrovia Senador Vicente Vuolo, antiga Ferronorte, no dia 21 de julho, os trabalhos das equipes que atuam no trecho de 252 quilômetros, a partir de Alto Araguaia com destino a Rondonópolis, ambas ao sul de Cuiabá, se concentram na limpeza e recuperação do terreno.
Segundo informações da América Latina Logística (ALL), concessionária da malha férrea, na primeira semana, de 21 a 25 do no mês passado, os trabalhos executados pelas equipes se ativeram à limpeza de valas assoreadas, recuperação de erosões de pequenas dimensões, limpeza de canais de descarga de bueiros e de sarjetas de plataforma. A obra estava paralisada há seis anos.
Nesta semana, o foco de ação desde primeiro trecho habilitado aos trabalhos – apenas 13 quilômetros dos 252 que ligam as duas cidades – a atenção se voltou à correção de erosões.
O projeto que tem como ponto final Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), como frisa a assessoria da ALL, está dividido em três etapas e orçado em R$ 691,6 milhões.
A primeira que está em execução, compreende 13 quilômetros, saindo de Alto Araguaia (415 quilômetros ao sul de Cuiabá), em direção a Mineirinho, distrito de Rondonópolis, do quilômetro 501 ao 514. Esta é a única etapa com licenciamento concedido pelo Ibama.
O trecho seguinte, do quilômetro 514 ao 706, tem a maior extensão: 184 km, mas ainda depende de uma Licença de Instalação (LI), concedida pelo Ibama, a partir de análise de documentos encaminhados pela ALL, como o relatório de impacto ambiental.
E por fim, a estrada de ferro atingirá seu primeiro ponto final em Rondonópolis, ao ligar o quilômetro 706 ao 761, e percorrer mais 55 km.
Como lembra o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, entidade suprapartidária que tem como bandeira a chegada dos trilhos em Cuiabá, Francisco Vuolo, vencida a etapa Alto Araguaia-Rondonópolis, a entidade começa a se concentrar em outra missão: assegurar que o trecho Rondonópolis-Cuiabá, com o devido aporte financeiro necessário, seja garantido entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infra-estrutura e transportes. “Se não houver pressão política, sabemos que as coisas não acontecem. A construção até Rondonópolis está garantida e agora concentraremos os esforços em Brasília para que a chegada da ferrovia até Cuiabá seja garantida no PAC”. (MP)
Diario de Cuiabá