GERAL

Trocas de experiências na Saúde e Educação marcam 1º PET Encontro

Começou nesta terça-feira (12) O 1º PET Encontro: Socializando Experiências, que acontece no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e segue até o final da tarde de quarta-feira (13). O encontro é uma troca de experiências das ações desenvolvidas pelo Pró-Saúde, PET Conexão de Saberes, PET-Saúde e PET – Educação Interdisciplinar. Os programas são coordenados pela UFMT e desenvolvidos em parceira com as Secretarias de Saúde e Educação do Município.

Neste primeiro dia de evento o destaque vai para as apresentações do Subprojeto Integralidade do Cuidado: Prevenindo os cânceres de mama e colo do útero e do Subprojeto Matriciamento em Ações de Saúde Mental na interface crack e outras drogas.

Na quarta-feira, o encontro segue com as apresentações Saúde na Escola: O que sabemos e o que podemos fazer?; a apresentação do PET – Conexões dos Saberes; e, apresentação do PET Educações Interdisciplinar.

Segundo o professor, doutor da UFMT, gestor do projeto Pró-Saúde, Alcindo Rosa, a ideia é pensar a interdisciplinaridade e ter o Sistema Único da Saúde – SUS também como um apoio na formação profissional, além da integração entre a Universidade e a rede de saúde.

Conforme a supervisora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Município, Nicele Matos da Silva, o programa Pró-Saúde, por exemplo, conta com estudantes de enfermagem e psicologia que realizam ações de saúde nas escolas. “Detectamos que esse público específico – estudantes – não procurava os PSFs e então passamos a atuar dentro das escolas”, destaca a enfermeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo