Atletas são medalhistas no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional em Santa Catarina

Os atletas mato-grossenses se dedicaram aos treinamentos e fizeram bonito no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional, disputado em Joinville (SC) entre os dias 8 e 11 de setembro. Os karatecas conquistaram ótimos resultados e trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze. O Karatê-Dô Tradicional de Mato Grosso conquistou o título de Campeão Brasileiro pelo 20º ano consecutivo, em uma campanha que pode ser considerada a melhor dos últimos tempos.
Com uma equipe de 77 atletas, a delegação do Estado lutou bravamente desde as primeiras competições. Na sexta-feira (09.09) se iniciou a disputa das categorias infanto-juvenil e Mato Grosso, já mostrou a força de uma equipe cuja dedicação, empenho, garra e união fizeram a diferença.
Um dos grandes destaques dessa conquista primeiramente ficou com o título consecutivo no Kata Individual de Adairce Castanhetti (presidente da FKTMT), que por 20 anos vence a disputa no Kata Individual (feito inédito no karatê mundial). Na categoria adulto temos ainda Rodrigo Lúcio de Souza que conquistou das 7 modalidades que disputou 6 medalhas, sendo 5 de ouro e 1 de bronze.
Outra atleta pela quantidade de medalhas no adulto foi Wildlayne Ferreira do Amarante, que conquistou cinco medalhas, sendo três ouros (Kata Equipe Feminino, En-bu Feminino, Fuku-go Feminino 18 a 21 anos, e 2 pratas (Kumitê Equipe Feminino, Kata Individual Feminino 18 a 21 anos). A competidora Arlene Benedita Marques Amarante ficou em 1º lugar no Kata equipe feminina adulta e em 2º lugar – Kumite equipe feminino adulto.
A karateca Ana Maria da Silva Latorraca ficou em 2º lugar – Kata individual feminino master e Géssica Adriane de Carvalho Lucio conquistou 2º lugar – Kumite equipe feminino adulto e o 3º lugar – Kumite individual feminino adulto especial. O competidor Kleber Ricard Moreno Silva obteve a 3º colocação – Kumite equipe masculino adulto, e Mayara Pinho Guedes o 2º lugar – Kumite equipe feminino adulto, além do 3º lugar – Fuku-Gô feminino adulto absoluto.
Um dos destaques da competição foi Rodrigo Lucio de Souza que conquistou 1º lugar – Kata equipe masculino adulto. O karateca ficou em primeiro lugar também no Enbu misto adulto, Enbu masculino adulto, Kata individual masculino adulto especial, e 1º lugar – Fuku-Gô masculino adulto especial e o Kumite equipe adulto.
Na categoria Junior de 18 A 21 anos, os campões foram Ana Carolina Soares Leite, que conquistou o 2º lugar Fuku-Go feminino e Christiane Monte Cruz Falcão que ficou com 3º lugar – Kumite individual feminino. Outro atleta da categoria foi Cleiton Junior de Lima Nascimento que conquistou o 3º lugar – Fuku-Gô masculino 18 a 21 anos. O karateca Marcos Henrique de Amorim conquistou 1º lugar – Kumite individual masculino 18 a 21 anos, e o 1º lugar – Fuku-Gô masculino. Amorim foi destaque também no Kata – individual masculino e conquistou o 2º lugar.
A atleta Nélia Pedroso de Barros conquistou o 3º lugar – Kata Individual feminino 18 a 21 anos, seguido de Tales Ramiro de Carvalho que conquistou o 1º lugar – Kata individual masculino 18 a 21anos e Wildlayne Ferreira do Amarante conquistou o 1º lugar – Fuku-Gô feminino 18 a 21 anos e 1º lugar – Enbu feminino adulto e também o 1º lugar – Kata equipe feminino adulto. A atleta obteve também mais outras duas conquistas, 2º lugar – Kata individual feminino 18 a 21 anos e 2º lugar – Kumite equipe feminino adulto.
Conforme o técnico da Federação de karatê, José Humberto de Souza, as disputas apresentaram excelente nível técnico. O técnico afirmou que a disposição e o entusiasmo dos atletas aliado a qualidade individual de cada lutador fez da competição uma excelente oportunidade para mostrar o alto nível técnico da academia.
A presidente da Federação Mato-grossense de atlestismo Adarci Castanhetti agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer Seel, através do Programa Bolsa Atleta.
Fonte:SEEL/MT