GERAL

Prefeitura lança elaboração da agenda de ciências, tecnologia e inovação

A Prefeitura de Rondonópolis lançou nesta quinta-feira (4), por meio do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, o início dos trabalhos de elaboração da Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis – AECTI 2016/2028. Serão cinco meses de trabalho para formular a agenda colaborativa que vai ser lançada na 2º Feciti.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Stefânia Pasqualotto, para a construção da agenda é preciso ter a representatividade de entidades de classe, ensino e empresários. “A agenda visa o desenvolvimento econômico e sustentável de Rondonópolis que já é destaque em ciências, tecnologia e inovação com a Feciti, e com a criação do Conciti (Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação)”, explica Stefânia.

Para o presidente do Conciti, Vanderlam Barreto Rosa, a Prefeitura de Rondonópolis tem provocado o Conselho a desenvolver um projeto de ciências, tecnologia e inovação longo para a cidade. “O Conselho trabalha desde 2015 e já participamos da construção da agenda estadual. Seremos um dos municípios pioneiros em todo o Brasil em elaborar uma agenda na qual queremos uma construção coletiva e hoje é o start principal para vermos uma Rondonópolis mais desenvolvida exportando conhecimento”, diz o presidente.

De acordo com o assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, órgão de apoio ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Henrique Villa da Costa Ferreira, é fundamental destacar a iniciativa da Prefeitura de Rondonópolis em elaborar uma agenda como essa em um momento de crise econômica, em que muitos somente pensam no hoje, a cidade está pensando no futuro. “Outro ponto fundamental é que a agenda feita por Rondonópolis é colaborativa o que não é trivial, mas é do jeito que deve ser porque assim é mais fácil para a implementação do que foi documentado”, argumenta o assessor técnico.

Durante o lançamento iniciou-se a discussão sobre a elaboração da agenda e foi apresentada a metodologia que será utilizada para sua construção.

Além do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, são colaboradores da agenda o Conciti, o Sebrae, o I-GEOS, o I-DEIA, a ACIR, a CDL, a UNIC, a Anhanguera, a UFMT, o IFMT, empresários e estudantes do sistema local de inovação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo