POLÍTICA

Inspirado em Cuiabá, deputado ex-gari defende redução da jornada de trabalho da categoria em todo o estado

O deputado estadual Fabinho Tardin (PSB), que iniciou sua vida profissional como gari, fez um apelo público aos 140 prefeitos de Mato Grosso para que reduzam a jornada de trabalho dos garis em seus municípios, especialmente durante o período de calor intenso. A manifestação do parlamentar foi motivada por uma medida recente do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, que reduziu o horário de trabalho da categoria nacapital.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Tardin pediu que os gestores municipais cuidem da categoria, que, segundo ele, é “muitas vezes, invisível”. “Eu, que já fui gari, senti na pele o que é trabalhar de sol a sol, de chuva a chuva”, declarou o deputado, justificando a importância da medida para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Além do apelo geral, o parlamentar informou que já está tramitando na Assembleia Legislativa um projeto de lei de sua autoria para formalizar a medida em todo o estado. O objetivo da proposta é que a redução da jornada de trabalho dos garis durante os períodos de calor intenso se torne uma lei estadual, garantindo a proteção da categoria em todos os 141 municípios de Mato Grosso.


A defesa da categoria por parte do deputado tem raízes em sua própria história. Em recente entrevista ao programa Panorama Político, do site Regional MT, Fabinho Tardin relembrou que, antes de entrar para a vida pública, trabalhou por mais de oito anos como gari em Várzea Grande.


Ele contou que sua entrada na política foi motivada por um padre, que o incentivou a lutar por seus ex-colegas após um deles sofrer um acidente de trabalho. “Ele falou que eu tinha uma dívida com os garis”, recordou o deputado na entrevista. Na época, segundo ele, os trabalhadores eram tratados de forma “desumana”, transportados em caminhões caçamba e recebendo “boia-fria” como refeição. Como vereador, Tardin conseguiu mudar essa realidade em Várzea Grande, garantindo transporte em ônibus
e alimentação de qualidade para a categoria, antes de chegar à presidência da Câmara e, posteriormente, à Assembleia Legislativa.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo