POLÍTICA

Juiz orienta eleitores que precisam tirar ou regularizar o título, prazo termina em 30 dias

O juiz Wanderlei José dos Reis, da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, chamou a imprensa hoje para alertar as pessoas aptas ao voto sobre a reta final para a regularização do título de eleitor. O prazo termina no dia quatro de maio e o esforço do magistrado tem duplo objetivo: assegurar a maior participação no pleito e evitar as correrias de última hora.

A data limite vale para quem deseja fazer o título, requerer transferências (de domicílio ou de sessão) ou regularizar situações que podem impedi-lo de votar. O eleitor nesta situação pode ir presencialmente aos cartórios eleitorais da 46ª Zona (Vila Operária) ou da 10ª Zona (na Av. Presidente Kenedy), das 07h30 às 12h30. O serviço também é oferecido na sede do Ganha Tempo, das 08 às 17 horas.

“Se preferir, o eleitor pode usar também o atendimento virtual, no site da Justiça Eleitoral, através do que chamamos do ‘Título Net’. Atualmente a procura através desta modalidade virtual na 46ª Zona Eleitoral é de 50 requerimentos por dia, enquanto presencialmente são cerca de 30 a 40 atendimentos”, revelou.

Para fazer ou regularizar o título o cidadão deve apresentar um documento oficial com fotografia e também um comprovante de residência. No caso dos homens com mais de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez será exigido também o comprovante de quitação do serviço militar.

Também podem fazer o título os adolescentes e jovens que vão completar 16 anos até o dia 02 de outubro. Nesta faixa etária – dos 16 aos 18 anos – a inscrição eleitoral e o voto são opcionais.

PERFIL E BIOMETRIA

Durante a coletiva o juiz Wanderlei José dos Reis confirmou que o serviço de identificação biométrica está suspenso. A decisão foi tomada para reduzir o risco de contaminações e o serviço só será retomado após a superação da pandemia de Covid-19.

“Em Rondonópolis tivemos o recadastramento biométrico em 2014 e várias pessoas que não compareceram tiveram os títulos cancelados. Estes eleitores também têm até essa data limite (4 de maio) para resolver a situação”.

Conforme os dados fornecidos pela Justiça Eleitoral, até esta terça-feira (05) Rondonópolis tinha 159.611 eleitores cadastrados nas duas zonas eleitorais.  Desse total 52% são mulheres e 48% são homens.

Mais de 70% dos eleitores inscritos são adultos, na faixa que vai dos 25 aos 59 anos de idade. Os jovens de 16 a 24 anos somam cerca de 13%, enquanto os idosos com 60 anos ou mais são aproximadamente 17%.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo