21.2 C
Rondonópolis
domingo, maio 19, 2024

Vereador Bilu do Depósito de Areia (PRTB) – Do comércio de areia, a presidente das Associações União Carimã e Associação Bom Jesus ao Legislativo Rondonopolitano

Moacir Jose da Silva é natural da nossa querida cidade de Rondonópolis, mais precisamente na região rural conhecida por Cabeceira do Almoço. Desde muito cedo conheceu o grande potencial de naturalidade que rodeava a região e que sempre esteve a disposição das crianças daquela época que brincavam enquanto cresciam em Rondonópolis. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória de vida do vereador popularíssimo Bilu do Depósito de Areia.
Jornal Folha Regional: Quais as melhores lembranças da sua infância?
Vereador Bilu: Na minha infância nos tivemos algumas dificuldades e muitas alegrias, foram incontáveis bons momentos bem vividos na Cabeceira do Almoço. O meu pai Cícero Guedes da Silva, lavrador de profissão tinha uma roça e tocava um barzinho, ele e minha mãe Maria Luzia Gonçalves da Silva, sempre me deram um grande incentivo e muito carinho. A minha querida mãe sempre foi o espelho da minha vida. Tivemos um lar muito abençoado, uma infância inesquecível onde aprendemos a respeitar a natureza e as pessoas e a vivermos com dignidade. Nós somos em 6 irmãos, sendo 3 por parte de mãe: Cesar, Cecilia e eu. Por parte de pai: Cleverson, Beatriz e Lucas.
JFR: Como se deu a mudança da família para Rondonópolis?
Vereador Bilu: Em 1976 o meu pai recebeu uma proposta de trabalho do saudoso Elias de Souza Filho, para vir trabalhar na draga de sua propriedade muito conhecida naquela ocasião Draga Nsa. Aparecida. Em 1980 nos mudamos para o Jardim Primavera, em 1981 mudamos para o bairro Monte Líbano.
JFR: No setor educacional em Rondonópolis, quais foram as primeiras escolas que o senhor frequentou?
Vereador Bilu: Quando residíamos na Cabeceira do Almoço eu frequentei a escola rural Rosalvo Farias, em 1982 aqui na cidade foi a Escola Antônio Guimarães Balbino e Escola Eunice Souza Santos. Me lembro que 1982 foi o ano da inauguração da escola Antônio Guimarães Balbino.
JFR: Como surgiu o apelido Bilu?
Vereador Bilu: Na década de 1970, foi composta uma música de autoria do cantor e compositor Mauro Celso que tem por título Bilu tetéia. A música com letra familiar estourou no Brasil depois de participar num festival nacional de canções. A letra dizia assim: “Quando eu era criança mamãe sempre dizia… “Bilu, bilu, biluzinho tetéia, pegava no colo e mostrava pra vizinha…” Muito bem, naquela ocasião eu era bem pequeno, o meu saudoso avô Simão Guedes me pegava na palma da mão, me erguia começava a cantar Bilu, biluzinho, biluzinho tetéia. As pessoas comentavam já na minha infância, o Biluzinho não pegou, mas o Bilu não teve jeito, passei a ser chamado de Bilu, e assim sou o comerciante e hoje o vereador Bilu.
JFR: O seu pai posteriormente passou a ser dono de depósito de areia, fale sobre aquele momento?
Vereador Bilu: O meu pai montou o depósito no ano de 1986, eu estava com 13anos de idade e fui trabalhar com ele, isso há 32anos atrás. Hoje o conhecido Depósito de Areia NSª. de Fátima, contribuindo sempre com o desenvolvimento de Rondonópolis.
JFR: Como surgiu o seu momento de entrada na política, qual era o seu maior sonho?
Vereador Bilu: Eu nunca fui ligado a política, e não esperava, recebi em 2012 um convite do hoje atual secretário de Esporte Jailton Nogueira, meu irmão para entrar na política. Era o ultimo dia da convenção, eu disse não e nem apareci na convenção partidária. Em 2016 ele me procurou novamente, eu disse que não aceitava, mas se mudasse de ideia eu iria primeiramente consultar a minha esposa, tentei, mas ela não aprovou. Mas eu sempre gostei da liderança comunitária, fui presidente da Associação União Carimã e Associação Bom Jesus por dois mandatos, e fui vice presidente por um mandatos. Mas o convite ressurgiu eu resolvi fazer uma reunião geral coma família sobre a minha entrada na politica. No dia 23 de junho de 2016 eu anunciei que estava começando a minha campanha para ver a reação deles. Para a minha surpresa todos apoiaram e graças a Deus deu certo. O meu maior sonho foi realizado, foi ter construído a minha família e ter um casal de filhos. Eu agradeço a Deus por ter realizado o meu sonho, sou um homem realizado e muito feliz.
JFR: Qual a importância da família?
Vereador Bilu: A família é a base, o alicerce de toda a sociedade, me casei em 1993, com Lucilene Ferreira da Silva temos dois filhos Bruno Ferreira da Silva e Julia Ferreira da Silva, temos dois netos.
JFR: Para encerramos a nossa entrevista nos agradecemos vossa gentil atenção, gostaríamos que o senhor falasse brevemente sobre o projeto Samuzinho, e o que fazer para melhor o comportamento e qualidade de vida dos nossos jovens:
Vereador Bilu: Um dos meus projetos apresentados aqui no Legislativo, que eu considero de grande relevância é o projeto Samuzinho, a fim de combater os mais de 5 mil trotes feitos ao SAMU. Nós vamos fazer uma matéria mais completa sobre esse projeto. Tem muita criança abandonada usando drogas etc. cadeia não resolve o problema de ninguém, a grande saída é a educação em tempo integral.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO