POLÍTICA

Vereador Defensor Valdenir propõe reestruturação da CODER para salvar mais de 600 empregos em Rondonópolis

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (9), o vereador Defensor Valdenir Pereira (PRD), conhecido pelo trabalho social a frene da Defensoria Pública de Rondonópolis, apresentou uma proposta de reestruturação administrativa da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), com o objetivo de evitar o fechamento da autarquia e preservar mais de 600 empregos.

Em entrevista à imprensa local, o parlamentar demonstrou preocupação com a falta de informações técnicas que embasem uma eventual decisão sobre a extinção da companhia. “Enquanto não há dados claros, é muito difícil decidir pelo fechamento da CODER. Trata-se de uma empresa que tem uma função social relevante e que pode ser recuperada com gestão eficiente”, afirmou Valdenir.

Segundo ele, um levantamento feito junto a documentos públicos mostra que a dívida ativa com a União é de aproximadamente R$ 189 milhões acumulou-se ao longo de décadas, em função de má gestão e parcelamentos não honrados. Parte significativa desse valor, segundo o vereador, refere-se a multas e juros, que poderiam ter sido evitados com um controle mais eficaz.

“O parcelamento dessa dívida em dez anos, resultaria em uma parcela mensal de R$ 1,56 milhão. Com uma reforma administrativa séria e gestão comprometida, a CODER consegue arcar com esse valor e ainda manter os serviços funcionando. Mais importante: garante os empregos dos trabalhadores”, destaca Valdenir.

Valdenir defende uma reestruturação profunda na administração da empresa, com correções de falhas internas, revisão de contratos e melhorias nos mecanismos de controle. “Se há problemas como funcionários sem controle de ponto ou indícios de desvio, isso é falha de gestão. Isso precisa ser enfrentado com seriedade. É preciso modernizar a empresa, o almoxarifado, qualificar os trabalhadores, implantar o Plano Cargos Carreira e Salário e também oportunizar uma Plano de Demissão Voluntária para aqueles que decidirem não continuar, além de um trabalho sério para aposentar aqueles que já contam com tempo e idade de contribuição previdenciária”, completa.

O vereador se colocou à disposição para dialogar com o Executivo Municipal, com os demais vereadores, com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e com os representantes dos trabalhadores na busca por uma alternativa que preserve a CODER e sua função social em Rondonópolis.

Fonte: Da Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo