ECONOMIA

15 anos do Plano Real

Comemorando o 15º aniversário do Plano Real, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disse, nesta quarta-feira (4), que embora a estabilidade econômica do Brasil seja uma vitória de todos os brasileiros, foi o PSDB e o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso que lançaram as bases da disciplina monetária, da responsabilidade fiscal e da sustentabilidade financeira.
- Tivéssemos nós do PSDB fracassado no intento de estabilizar a economia sob o comando do valoroso Fernando Henrique Cardoso, há 15 anos, decerto não veríamos quem desejasse assumir conosco a derrota. O PSDB quer reafirmar que os fundamentos macroeconômicos do Plano Real estavam absolutamente certos. Abriram o caminho para estabilidade financeira – afirmou.
Para confirmar sua afirmação, Perillo assinalou que as bases do Plano Real atingiram o âmago do problema de tal forma que o atual governo não promoveu mudanças na condução da política econômica. Ele citou o professor Gustavo Franco, que disse no décimo aniversário do real: "Tínhamos uma moeda digna desse nome, sem que isso se transformasse num evento partidário".
- Foi com extrema ousadia e espírito público que criamos também o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro (Proer), hoje um exemplo a ser seguido pelos Estados Unidos e outros países abalados pela crise do sistema bancário. O intuito foi exatamente o de assegurar a liquidez dos depositantes e investidores de instituições financeiras. Dessa foram, evitou-se o risco de novas intervenções ou liquidações extrajudiciais em bancos de grande porte – afirmou.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) assinalou, em aparte, que também fez, naquele momento, a defesa dos caminhos da economia, o que quase lhe custou a expulsão do PT. Ele disse que o lugar da revolução não está mais na economia, mas em trazer o filho do trabalhador para a escola do capitalista. Na avaliação do senador, o importante não é mais a propriedade do capital, é a propriedade do conhecimento.
Agência Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo