Vereadores aprovaram prontuário eletrônico na saúde e recursos para o ciclismo

A Câmara Municipal aprovou na manhã desta sexta-feira (08), em sessão extraordinária, o projeto para a implantação do prontuário eletrônico na rede pública de Saúde e também um termo de fomento para a Federação Mato-grossense de Ciclismo – que realizará evento neste fim de semana em Rondonópolis. Durante a sessão os vereadores também avaliaram outros projetos e fizeram a segunda votação das matérias que haviam sido aprovadas na sessão ordinária da última quarta-feira (06).
Os recursos para a implantação do prontuário eletrônico somam R$ 1,4 milhão e foram descritos no projeto nº 168, aprovado por unanimidade. Os vereadores ressaltaram que a medida representa um avanço importante e vai dar mais eficiência aos atendimentos à população.
A vereadora Kalinka Meireles (Republicanos) lembrou que o sistema eletrônico reunirá todas as informações do paciente e poderá ser acessado pelos médicos independente da unidade onde o atendimento é prestado.
“De forma rápida, o médico poderá consultar dados sobre vacinas, exames, cirurgias e consultas anteriores. Todo o histórico do paciente estará ali, permitindo um diagnóstico mais eficiente. Isso vai garantir um atendimento mais humanizado e ágil, reduzindo inclusive as filas nas unidades de saúde” destacou.
CICLISMO
Também mereceu destaque na sessão de hoje a aprovação do termo de fomento de R$ 12 mil à Federação Mato-grossense de Ciclismo. O principal objetivo é viabilizar a realização do 2º GP do 300 de Ciclismo de Estrada, que acontecerá no domingo e abre a abertura do campeonato estadual.
“Esta prova marca a volta de Rondonópolis ao calendário oficial de ciclismo após 20 anos de ausência. O apoio é justificado, até porquê hoje o ciclismo é a modalidade esportiva com o maior número de praticantes no município”, disse o vereador Adonias Fernandes (MDB) ao justificar o apoio ao projeto.
O 2º GP do 300 de Ciclismo de Estrada contará com a participação de atletas de vários municípios. A largada será em frente ao parque de exposições e o percurso compreende ida e volta até a localidade Vale Rico, distrito de Guiratinga.
Durante a sessão os vereadores votaram também autorizações de créditos suplementares para investimentos em área de lazer e recursos para o Fundo de Desenvolvimento da Educação.
O presidente da Câmara, Roni Magnani (PSB), considerou o resultado prositivo e agradeceu o empenho dos colegas.
“Mais uma vez os vereadores atenderam prontamente nosso chamado e compareceram para agilizar a votação de matérias importantes para a população. Isso demonstra a maturidade e o compromisso do Poder Legislativo com o interesse público”, afirmou.
Eduardo Ramos – Da Redação



