Vereadores cobram revisão da concessão do cemitério da Vila Aurora e criação de espaço público para velórios em Rondonópolis

Durante a sessão desta quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Ibrahim Zaher (MDB) levantou um importante debate sobre a situação do cemitério da Vila Aurora. Segundo o parlamentar, a concessão que administra o espaço está vencida e precisa ser revista com urgência, considerando os altos custos dos serviços praticados atualmente.
Zaher destacou que os valores cobrados pela concessionária são incompatíveis com a realidade da maioria da população. “Há quem diga que o metro quadrado mais caro de Rondonópolis é no Vilagge, mas isso não é verdade. Hoje é no cemitério da Vila Aurora”, afirmou o vereador, em tom crítico. Ele disse que há terrenos no local sendo comercializados entre R\$ 50 mil e R\$ 60 mil. “Um absurdo”, resumiu.
O parlamentar ainda citou como exemplo outros serviços no cemitério que considera com valores elevados. Segundo ele, a construção de uma gaveta funerária custa mais de R\$ 2 mil, enquanto o aluguel da capela e a realização de uma exumação superam os R\$ 1 mil.
Diante desse cenário, Zaher defendeu a abertura de um debate para construção de um novo modelo de concessão, mais justo e adaptado à realidade econômica dos moradores de Rondonópolis. “Precisamos pensar em algo que respeite as famílias e que permita investimentos na estrutura do cemitério”, frisou.
O vereador Gerson Moreira, o Investigador Gerson (MDB), apoiou a fala do colega e aproveitou para sugerir que a Prefeitura também invista na criação de um espaço público para a realização de velórios. “Em Campo Verde, por exemplo, a prefeitura disponibiliza salas públicas para velar os entes queridos. É uma estrutura que atende quem não tem condições de arcar com esses custos”, explicou.
Fonte: Da Redação