Vereadores debatem situação da saúde com representantes do Estado

Os vereadores Rodrigo da Zaeli (PSDB), Fabio Cardozo (PPS), Sidnei Fernandes (PDT), Adonias Fernandes (PMDB), Jailton do Pesque Pague (PSDB), Batista da Coder (SD), Bilu do Deposito de Areia (PRTB), Thiago Silva (PMDB),Juary Miranda de Moraes (SD), Hélio Pichioni (PSD) e Subtenente Guinâncio (PSDB) participaram nesta sexta-feira de um audiência com o secretário de Estado de Saúde,Luiz Soares, representantes do Hospital Regional, Santa Casa e a secretária do município de Saúde, Izalba Albuquerque.
O foco da reunião foi a regularização dos repasses e a situação do Hospital Regional e Santa Casa. O deputado Sebastião Resende (PSC) , que também esteve presente, explicou que desde quando o Regional passou a ser administrado pela São Camilo, o serviço melhorou, mas precisa de adequações. “Cirurgias de alta complexidade não são feitas lá e a cidade comporta o procedimento, têm profissionais qualificados e equipamentos”, disse. O deputado explicou que no dia 17 de maio deve se reunir em São Paulo com a direção da São Camilo.
O presidente da Câmara, Rodrigo da Zaeli, explicou que a reunião foi motivada pelos vereadores Jailton do Pesque Pague e Hélio Pichioni. Rodrigo destacou tambéma necessidade de resolver as questões dos medicamentos de alto custo, cirurgias eletivas que tem demanda alta, no caso 3 mil só de oftalmologia , além da preocupação com o fim do contrato com a São Camilo, além dos repasses que estão atrasados.
Para o vereador Jailton, asituação insuportável, perdendo vidas por conta de atrasos nos repasses. “Precisamos sair daqui pelo menos com a notícia de que vai aliviar o problema. Não temos gaze medicamentos, precisamos que voltem a olhar para nossa cidade”, disse.
Tiago Silva revelou estar preocupado com as cirurgias eletivas. “Nosso pedido é que o governo ajude zerar essa fila, o município tem uma estrutura que pode ajudar a resolver este problema”, disse.
O vereador Guinâncio, lembrou que tudo que foi dito é importante. “Mas quero pontuar que nossa cidade há muitos acidentes de motos e precisamos de cirurgias ortopédicas, feitas no regional. Os atrasos nos repasses prejudicam esses atendimentos. Fora que o atraso acarreta também na falta de medicamentos e prejudica diretamente a população”, destacou.
Juary Miranda explicou a necessidade de resolver a questão da manutenção ou não da São Camilo. Batista da Coder cobrou mais atenção do Estado com o município.
Biludo Deposito de Areia fez um pedido pela permanência da São Camilo.“Pois reforço que ela melhorou a gestão do hospital”.
Mazette destacou que a preocupação não é só ausência de repasses, mas os atendimentos feitos aos moradores da região .Fábio Cardozo destacou que oHospital Regional é importante para a região Sul. “Tenho clareza que se a São Camilo sair teremos muitos problemas. Defendo até a ampliação daquele hospital. Ele dá um reforço aos atendimentos do Sus na nossa cidade”, disse.
HélioPichioni disse que aSanta Casa está disposta a realizar cirurgias eletivas.“Temos toda estrutura para fazermos todos os serviços em Rondonópolis, lembrou.
O secretário de Saúde do Estado, argumentou que ocenário é complicado, mas está buscando recursos para ajudar. “Fiquem seguros que não perderemos a São Camilo.OsRepasses já estão sendo feitos. Faremos um chamamento público, mas estamos certos que será mantida”, destacou.
O governador Pedro Taques não esteve na reunião, mas garantiu aos vereadores, após o encontro que vai reforçar os esforços no setor da Saúde e que deve começar em junho a construção da ponte da W-11.