Votação em MT terminará mais cedo, veja como conferir locais de votação e outras dicas

O horário da votação em Mato Grosso será diferente neste ano. Atendendo a uniformização nacional estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, o horário de votação no estado vai começar às 07 horas e terminará às 16 – uma hora antes do habitual.
Além da atenção com o horário, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso também pede que os eleitores fiquem atentos a eventuais mudanças nos locais de votação e aos procedimentos visando evitar problemas na hora do voto.
Em relação ao local de votação, o eleitor pode fazer a consulta antecipadamente pelo telefone 0800-647 8191 ou no site da Justiça Eleitoral (clique aqui). Para fazer a consulta o(a) eleitor(a) precisa apenas digitar o nome ou número do título, o CPF e o nome da mãe.
A tecnologia também pode ser usada para denunciar problemas, práticas ilícitas e até para treinar o voto.
“Uma sugestão é para que todos os eleitores baixem no celular o aplicativo e-titulo, que traz todas as informações úteis. Esse aplicativo também pode ser usado para identificação, caso o eleitor tenha feito a biometria. De qualquer forma recomendamos que as pessoas levem o título de eleitor e também um documento oficial com foto, para facilitar a identificação pelos mesários”, explicou um servidor da 10ª Zona Eleitoral.
O e-titulo está disponível nas plataformas Android e iOS e poderá ser baixado gratuitamente até a véspera da eleição.
Já as denúncias de práticas ilícitas cometidas por eleitores ou candidatos podem ser feitas através do aplicativo Pardal, também disponível gratuitamente (baixe aqui: Android | IOS.) Através dele é possível enviar fotos, áudios e vídeos que serão utilizados para checar a veracidade das denúncias e instruir o processo contra os infratores.
DIA DA ELEIÇÃO
É importante lembrar que a legislação permite que no dia da eleição o cidadão utilize camisetas, bonés e propaganda de seus candidatos. Porém, esse tipo de manifestação deve ser feito de forma discreta. Não é permitido, por exemplo, o uso de equipamentos sonoros ou pedir votos de forma ostensiva nas proximidades da sessões eleitorais (boca de urna).
Também não será permitida a posse ou porte de armas por pessoas que não estejam a serviço da Segurança Pública ou da Justiça Eleitoral, e nem o uso de aparelhos de telefone celular ou câmeras nas cabines de votação. Quem não cumprir essas exigências também poderá ser preso no dia da eleição.
Eduardo Ramos – Da Redação



