GERAL

Prefeitura incentiva desenvolvimento de micro e pequenas empresas através de parceria

O prefeito Percival Muniz, o vice-prefeito, Rogério Salles e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Ferreira participaram nesta quarta-feira (21) da apresentação do Projeto de Encadeamento Produtivo, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizada no auditório da entidade em Rondonópolis.

Além das autoridades políticas foram convidadas 90 micro e pequenas empresas de Rondonópolis que são fornecedoras de três grandes indústrias estabelecidas no município. O objetivo do projeto Encadeamento Produtivo é justamente melhorar a gestão desse setor que atende as grandes empresas de Rondonópolis.

Na apresentação, pequenas empresas bem sucedidas de Nova Mutum mostraram o crescimento, estruturação e os bons resultados depois que aderiam ao Projeto. “Para se ter uma ideia as empresas que participam do Projeto na cidade melhoraram em 34 % a qualidade dos serviços prestados, o que resulta em aumento de receita”, explicou José Valdir Santiago, gestor estadual do Projeto.

O gestor ressalta uma grande falha de algumas pequenas empresas como a falta de padronização dos procedimentos e produtos oferecidos e exemplificou com uma padaria vende o café da manhã dos funcionários de uma grande indústria. “Se padeiro faltar e a receita estiver só na cabeça dele, nesse dia vai faltar o produto ou o pão será servido com sabor diferente, a padaria deve ter essa receita anotada e padronizada”, afirmou Santiago.

No projeto ficam definidos pontos fundamentais como gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de qualidade, capacitação tecnológica, rodadas de negócios e fórum de fornecedores. O investimento é de R$ 300 mil, financiados pelas grandes indústrias, SEBRAE, Prefeitura e uma parcela menor fica para as micro empresas.

O vice-prefeito Rogério Salles destacou a chegada de novas indústrias e grandes empresas em Rondonópolis e afirmou que existe dificuldade de qualificação para atender a demanda crescente de produtos e serviços. “É esse setor da economia que gera renda e empregos no município, essa é a oportunidade de micro e pequenos empresários crescerem junto com a cidade e também surgir novos empreendedores”, disse Salles.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Ferreira, atentou para necessidade de qualificação e o SEBRAE é um importante parceiro do poder público para capacitação. “Temos que valorizar quem é de Rondonópolis e região, aqui temos muitos prestadores de serviço e também trabalhos que poderiam ser executados por profissionais da cidade, mas empresas de outras cidades acabam sendo contratadas por faltar mão de obra qualificada em algumas áreas e esse Projeto vai orientar as micro e pequenas empresas”, afirmou Edson Ferreira.

Polo Industrial (Rondonópolis)

Rondonópolis atrai grupos empresariais de médio e grande portes de todo o Brasil e do mundo, e desponta como polo industrial de Mato Grosso. Atualmente é a sétima colocada no ranking das cidades brasileiras com 100 a 200 mil habitantes para se fazer investimentos e receberá em breve o terminal de cargas da América Latina Logística (ALL).

Importante

No Brasil as micro e pequenas empresas representam 99% do total dos empreendimentos formais hoje. Também respondem por 60% dos empregos com carteira assinada e 40% da massa salarial no País. Entretanto, são responsáveis pela movimentação de apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo