GERAL

Capacitação orientou assistentes sociais sobre a agenda de compromisso da família

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistente Social realizou um curso, ministrado pela gerente do Programa Bolsa Família de Rondonópolis, Vanderléia Quilante, com aproximadamente 20 assistentes sociais, a fim de garantir que esses profissionais estejam capacitados e inteirados sobre a agenda de compromisso da Família. A Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), desenvolveu esta agenda com a função de aproximar as três Secretarias Saúde (PSF), Educação (Escolas) e Assistência Social (Cras). Para que as famílias possam ter acesso aos serviços com todos os atendimentos registrados, para um melhor acompanhamento familiar.

Esta Agenda será distribuída a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família do município de Rondonópolis. É importante que seja registrados os dados pessoais de cada pessoa da família, e principalmente observar o cumprimento das condicionalidades pelos beneficiários.

Para que os participantes do programa não percam seus benefícios, algumas condicionalidades são exigidas. Todas as crianças e adolescentes entre seis e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75% cada mês. Se houver falta às aulas, é preciso informar a escola e explicar a razão. Sempre que a criança ou adolescente mudar de escola, os pais devem informar o Cras atualizando todos os dados.

Na saúde, o acompanhamento é realizado no 1º e 2º semestre, isso é duas vezes ao ano. A primeira vigência do período de acompanhamento é realizada de janeiro a junho e a segunda de julho a dezembro. As mulheres com idade de 14 a 44 anos, também devem pesar e medir nesse período. Os pais ou responsáveis pelas crianças menores de sete anos de idade devem levar as crianças para tomar as vacinas recomendadas, pesar, medir e fazer exames frequentemente.

Participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável. As gestantes e mães que amamentam devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde. Continuar o acompanhamento da saúde da mãe e do bebê, após o parto, levar sempre o cartão de gestante ou de vacinação das crianças para as atividades de saúde. Para ter as orientações sobre o acompanhamento da saúde da sua família, as pessoas devem procurar o agente comunitário de saúde do seu bairro ou posto de saúde mais próximo.

As condicionalidades na assistência social são que qualquer mudança nas condições de vida da família devem ser informadas ao Cras de referência para realizar a atualização cadastral. As famílias têm obrigação de atualizar o cadastro, pelo menos, a cada 12 meses, mesmo que não tenha havido qualquer alteração nas informações dos beneficiários. Caso o cadastro esteja desatualizado há mais de 12 meses, as famílias poderão perder o benefício.

BOLSA FAMÍLIA EM RONDONÓPOLIS

De acordo com a coordenadora do programa na cidade o total de famílias inscritas em Rondonópolis no Cadastro Único em março de 2015 era de 28.655.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O PBF beneficiou, no mês de maio de 2015, 9.042 famílias, representando uma cobertura de 105,5 % da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 135,00 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 1.220.685,00 no mês.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo